100 Anos do Campo dos Afonsos

003_IMG_8009 Texto e Fotos: Renato Serra Fonseca, Fábio Ferreira,  Lúcio Daou e Igor Santorsula

Hoje foi um dia bem agitado para a aviação carioca. Na Barra da Tijuca a comemoração de 30 anos do Clube Céu (SDIN) e em Deodoro a comemoração dos 100 anos da Base Aérea do Campo dos Afonsos (SBAF). A equipe do AeroIN então se desdobrou para trazer a melhor cobertura para você. Participaram os fotojornalistas Fábio Ferreira, Igor Santorsula, Lucio Daou e Renato Serra Fonseca.

Acima, uma foto de Lucio Daou com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, realizada de manhã em SDIN. Após esta apresentação, a esquadrila seguiu para SBAF onde se apresentou no final da tarde. Abaixo, a Esquadrilha da Fumaça, após pousar em SBAF.

FumacaemSBAF

A Festa em SBAF contou com a presença de uma multidão de pessoas. Tanta gente que era difícil até caminhar. Com a merecida divulgação da mídia e na televisão, até para chegar em Afonsos foi complicado. Ficamos felizes de ver a casa cheia.

galera1sol

Todos queriam também tirar suas fotos e filmar as manobras. Enorme concentração de câmeras por metro quadrado.

fotogaviaogalera

Vários aviões particulares realizaram acrobacias. Na foto abaixo este Vans RV-10, prefixo PR-ZRJ, está taxiando para sua apresentação, enquanto a galera aproveita para tirar suas fotos e apreciá-lo de perto.

Galeracomaviao

O piloto Tike Bazaia também realizou por duas vezes suas fantásticas manobras acrobáticas a bordo de seu Bellanca 8KCAB Decathlon prefixo PT-OTB, na foto abaixo taxiando para uma de suas apresentações.

PTOTB

Um dos pontos altos, foi a demostração de Rapel e de vôos rasantes do Esquadrão Puma, baseado ali mesmo em Afonsos. Abaixo, uma foto do Super Puma prefixo FAB8733 na demonstração de Rapel.

Rapel

E abaixo a foto durante um vôo rasante de performance, feito após recolher os soldados que desceram de Rapel.

puma

Um dos aviões mais bonitos e fantásticos do MUSAL, o Museu Aeroespacial que fica no Campo dos Afonsos é o C-47 (Douglas DC-3) Prefixo FAB2018 da foto abaixo. Hoje alguns aviões não estavam disponíveis para o público. Se hoje você não conseguiu ver tudo, vale à pena voltar.

DC3

Então foi a hora de correr para pegar a apresentação da Esquadrilha Céu, em SDIN. O Lúcio Daou já estava lá desde a manhã e registrou algumas belas imagens da apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

001_IMG_7955

Já eu, Igor e Fábio chegamos bem na hora, à tempo de registrar as decolagem, dois a dois, em formação (foto abaixo).

O Clube CEU fica na Barra da Tijuca, ao lado da Lagoa de Jacarepaguá e próximo ao Aeroporto de Jacarepaguá. É uma região muito bonita do Rio de Janeiro. Muita fumaça e muitas acrobacias fantásticas como a da foto abaixo.

decolagem1

ceu1

E que tal um low pass triplo em formação e soltando fumaça? A foto abaixo mostra como foi uma dessas passagens. Simplesmente Fantástico!!

lowpass

Na festa do Clube CEU, teve até a presença de um balão (foto abaixo). A movimentação foi intensa durante todo o dia. Todos aproveitaram para dar um passeio.

balao

No final, o AeroIN foi presenteado com um voozinho panorâmico, num Sikorsky Aerogyro MTO-Sport que é uma mistura de helicóptero com avião. O passeio foi sobrevoando a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.

001_IMG_8997

Do banco de trás faço a foto abaixo, com a qual fechamos esta cobertura fotográfica. No final de tudo, valeu à pena tanta correria, falta de sono, trânsito e calor.

voo

Comente