50 dias para a FIDAE 2016 – a maior feira de aviação das Américas.

A maior feira aeroespacial das Américas e 3ª maior do mundo acontecerá entre os dias 29 de Março e 3 de Abril de 2016 na cidade de Santiago, no Chile e nós estaremos presentes para contar todas as novidades da feira.

Algumas atrações já foram confirmadas, como os ‘donos da casa’, a Esquadrilha de Alta Acrobacia “Halcones” da Força Aérea Chilena, que voa aeronaves Extra 300. A nossa Esquadrilha da Fumaça também estará presente, em sua primeira apresentação internacional com os novos A-29 Super Tucano.

Também se apresentarão a Esquadrilha argentina Hangar Del Cielo, com aeronaves Vans, os paraquedistas Boinas Azules do Exército Chileno, além dos F-16D Block 50 e F-5 Tigre III da Força Aérea Chilena, que farão demonstrações de alta performance e reabastecimento em voo com o KC-135.

Fumaça EDA 02

Em todas as edições, a FIDAE se destaca pela grande presença internacional, mesmo de países distantes, que reconhecem a grandeza e importância da feira e da região.

Do lado Europeu, a Rússia, com o conglomerado UAC, que engloba todas as empresas aeroespaciais do país, promete uma presença maior em 2016. Inclusive prevê-se a visita do jato regional Sukhoi Superjet 100. A Airbus, que tem roubado a cena nas últimas edições, trazendo o Airbus A380, para este ano especula-se que trará suas mais novas aeronaves: o Airbus A350XWB e o Airbus A320neo.

A380 FIDAE 2014

O continente Americano se destaca com presença forte de vários países. O Brasil tem tido um pavilhão exclusivo nas últimas edições, representado pela Apex, que mostra ao mundo a avançada tecnologia das indústrias aeroespacial e bélica brasileiras. A Embraer, com seus jatos executivos, deverá ser destaque na feira (e poderá surpreender se levar o novíssimo KC-390). Os argentinos devem levar o recém-lançado IA-63 Pampa.

Por sua vez,  os Estados Unidos, parceiros estratégicos do Chile, sempre trazem uma gama de equipamentos, seja pela Boeing ou pela Força Aérea Americana (USAF). Não temos as informações oficiais, mas podemos esperar uma boa apresentação americana nessa edição também.

F-16 Texas ANG USAF FIDAE 2014

As expectativas sobre a FIDAE 2016 são as melhores possíveis, a coordenação tem se preparado para fazer a maior FIDAE da história, com recorde de público e expositores, consolidando como a maior feira de defesa e aeroespacial fora da Europa.

A organização neste ano amplia horizontes, com um espaço dedicado aos drones e a inauguração de um pavilhão exclusivamente de Aviação Civil. Tudo isso resulta em uma grande feira que faz jus ao seu lema: A Experiência Faz A Diferença.

Você acompanha todos os detalhes da feira aqui no AEROIN, com uma cobertura exclusiva para a FIDAE 2016.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=HrLpp2N7rv4&w=1280&h=720]

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

3 Comments:

  1. Porque não acontece uma assim no Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *