A320neo da AZUL já tem data para chegar ao Brasil.

Foto Ragnarok31

Foto Ragnarok31

O primeiro Airbus A320neo da AZUL Linhas Aéreas Brasileiras já está em fase final de ensaios de voo e praticamente pronto para a entrega. A aeronave, de matrícula PR-YRA, será batizada de “Vida Azul” e dará início a esse novo ciclo na empresa brasileira. A chegada da aeronave no Brasil está prevista para a manhã do dia 20 de Outubro, no BH Airport – Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

A segunda aeronave do modelo também já está quase pronta e deverá ser entregue até o final do ano. A essa se lhe dará o nome de “Futuro Azul”.

Enquanto as aeronaves não chegam, as equipes internas da Azul, como o Comitê de Novas Frota e Novos Mercados, se preparam em um cronograma bastante dinâmico em vistas ao recebimento do equipamento. Dentre as atividades estão o treinamento e buscas das certificações necessárias para aprovação da operação. Assim que a aeronave aterrissar no Brasil, serão iniciados os processos de homologação, com atividades como o DemoEvac (demontração de evacuação, obrigatório da ANAC), realizada pelo time de comissários.

 

A320neo na Azul

O A320neo é a nova geração da consagrada família A320 da Airbus, dentre as diversas inovações, se destaca os seus grandes motores CFM LEAP 1A, gerando economia de 20% em relação ao modelo anterior. O primeiro A320neo da Azul está equipado com dois deles.

Além das 25 encomendas firmes do A320neo, a Azul possui 10 encomendas firmes para a versão maior da família, o Airbus A321neo, segundo planilha de pedidos e entregas da Airbus. Além das encomendas firmes, a Azul ainda tem opção de encomenda para mais 30 aeronaves da família Neo.

 

Voarão para 14 destinos

As operações envolverão as bases de São Paulo (Campinas), Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Belém, Manaus, Porto Seguro, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, João Pessoa, Boa Vista. A aeronave também contribuirá para as ações das demais unidades de negócio da Azul, como Azul Viagens, TudoAzul e Azul Cargo. Todas as operações que envolvem os 14 destinos são diárias e já existem na malha aérea da Azul.

Inicialmente, a companhia contará com seis A320neo para a operação destes voos, que integrarão a frota da empresa até o fim do ano, com entrega do primeiro jato prevista para outubro – o pedido total, feito em novembro de 2014.

A venda de passagens para voos com estas aeronaves terá início após a aprovação das frequências pela Anac. Mais operações serão anunciadas em breve, com previsão de estreia a partir de fevereiro.

Resumo da operação da Azul com o A320neo:

Campinas-Aracaju – frequências diárias: 1 (estreia em 11 de novembro)

Campinas-Maceió – frequências diárias: 1 (estreia em 11 de novembro)

Campinas-Salvador – frequências diárias: 2 (estreias em 11 de novembro e 1º de dezembro)

Campinas-Belo Horizonte – frequências diárias: 2 (estreias em 11 de novembro e 1º de dezembro)

Belo Horizonte – Belém – frequências diárias: 1 (estreia em 11 de novembro)

Campinas-Fortaleza – frequências diárias: 1 (estreia em 25 de novembro)

Campinas-Porto Alegre – frequências diárias: 2 (estreias em 1º e 15 de dezembro)

Campinas-Natal – frequências diárias: 1 (estreia em 1º de dezembro)

Recife-Fortaleza – frequências diárias: 2 (estreias em 9 de dezembro e 10 de janeiro)

Campinas-Porto Seguro – frequências diárias: 1 (estreia em 9 de dezembro)

Campinas-Recife – frequências diárias: 1 (estreia em 9 de dezembro)

Campinas-João Pessoa – frequências diárias: 1 (estreia em 9 de janeiro)

Campinas-Manaus – frequências diárias: 1 (estreia em 10 de janeiro)

Manaus-Boa Vista – frequências diárias: 1 (estreia em 10 de janeiro)

Belo Horizonte – Recife – frequências diárias: 1 (estreia em 10 de janeiro)

Para ver o timetable completo clique aqui.

25 Comments:

    • Mas pequeno e eles já usam vários Embraer.

    • Opinião de leigo:
      1- medo de entrar nessa briga de gigantes entre as duas, fazer um investimento muito alto e não ter retorno.
      2- não tem capacidade tecnológica.
      3- simplesmente não querem e nem é o foco da empresa
      Eu acho que deve ser isso

    • agora sim a Azul tem um AVIÃO a altura em que precisa,A320Neo♡

    • Ela não vai entrar em uma briga de gigantes quando já domina o seu patamar mesmo concorrendo com a Bombardier e futuramente outras empresas.

    • Franthesco eu discordo do seu argumento número 2…

    • O “problema” é exatamente entrar na briga… quem é fã da Airbus como eu (e antes que tirem conclusões precipitadas, adoro tudo quanto é tipo de aeronave independente de fabricante) sabe o quanto a Airbus sofreu para conseguir competir com os americanos lá no começo da gigante nos anos ’70, foram mais de 5 anos quase sem pedidos e com a fabricação de “white tails” (aviões sem dono), um tempo que praticamente toda a existência da Airbus estava em risco. Só depois de mais investimento, um tour mundial, e um pedido da Eastern Airlines que a Airbus conseguiu “decolar” nas vendas, e mesmo assim ainda levaria tempo para a disputa entre Airbus e Boeing chegasse nos patamares de hoje em dia.

      A Embraer poderia até ter a capacidade e a tecnologia para desenvolver um avião a altura do 737 ou do A320, mas se já fazer o avião é muito difícil e caro, vende-lo torna-lo um sucesso é ainda mais difícil e caro. Eles poderiam passar pelo mesmo tipo de problema (falta de pedidos, white tails, etc) que a Airbus passou na década de 70, o que não ajudaria muito a situação financeira da Embraer.

      E como o Gui mencionou, a Embraer tem bastante folga no mercado de jatos regionais, tendo praticamente competição nenhuma, visto isso, não faz muito sentido querer bater de frente com a Airbus ou com a Boeing.

  1. Seria bacana ver eles por aqui em CWB! nasci lá em Campinas, tenho parentes lá, adoraria voar no A320neo da Azul.

    De resto, bacana saber da previsão de entrega!

  2. Fotocópia de AZORES Airlines ou concorrência… lêem sobre!

  3. Viagens internacionais prefiro Boeing!

  4. agora sim a Azul tem um AVIÃO a altura em que precisa,A320Neo♡

  5. O A320neo da Avianca vai ser nacionalizado em CNF como a Azul ou em outro aeroporto?

  6. Olhei rapido e jurava que era Ryan Air

  7. kd o da AVB ? ja quando chega ?

  8. Pena que não vai ter nem tão cedo na base Rio