A321neo completa voo inaugural.

Airbus A321neo

O primeiro A321neo equipado com motores CFM International LEAP-1A completou seu voo inaugural na data de hoje, 09 de fevereiro, em Hamburg, na Alemanha. A aeronave, de registro D-AVXB, foi pilotada pelos pilotos de testes experimentais Martin Scheuermann e Bernardo Saez Benito Hernandez.

Acompanhando os pilotos no cockpit estava o engenheiro de voos de teste Gérard Leskerpit, e monitoravam o progresso do voo os engenheiros Sandra Bour Schaeffer e Emiliano Requena Esteban. O voo durou cinco horas e 29 minutos, em que foram realizados testes de variação de velocidade do motor (baixa/alta), de comportamento de sistemas e de validação do envelope de voo da aeronave.

O A321neo irá integrar a frota de voos de teste da família NEO e realizar um programa parcial de teste de voo para validar os impactos nas qualidades de voo, performance e sistemas. O primeiro A321neo será entregue no final de 2016.

O modelo é o maior da família A320neo e incorpora diversas inovações, incluindo a última geração de motores, os dispositivos de ponta de asa Sharklets e melhorias de cabine, que em conjunto irão permitir níveis de redução de consumo de combustível acima de 20% até 2020.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.
  • Ufa. ..

    • Ainda bem que não tinha árvores por perto, né? kkkkk

  • show de foto

  • Qual sera o primeiro operador desse modelo?!

  • Interessante que a Airbus no primeiro voo de seus Aviões, esse por exemplo foi 5 horas e 29 minutos. Já a Boeing voou apenas 2 horas e 47 minutos com seu 737Max

  • Interessante que a Airbus no primeiro voo de seus Aviões, ela voa mais tempo que a Boeing. Por exemplo, com o novo A321Neo ela voou 5 horas e 29 minutos. Já a Boeing voou apenas 2 horas e 47 minutos com seu 737Max