A330s da Avianca Brasil podem ir para a Iran Air.

A330 da Avianca Brasil em Teruel, na Espanha (foto Marco Moutinho)

Parte dos Airbus A330-200 originalmente destinados à Avianca Brasil, poderão ir para a Iran Air, segundo fontes na fabricante e na aérea iraniana. Os rumores surgiram após a entrega do primeiro A321 à Iran Air, ontem em Toulouse, o qual originalmente era uma encomenda para a Avianca Colômbia, e inclusive, ainda conta com o interior no padrão da Avianca.

O Grupo Synergy, controlador da Avianca Brasil, havia encomendado em 2015 seis aeronaves Airbus A330-200, com intenções de realizar voos para Orlando e Miami a partir de São Paulo. No final de Dezembro de 2015, os dois primeiros A330 ficaram prontos e receberam a pintura nova da Avianca com a bandeira brasileira, e as matrículas PR-OCF e PR-OCL. No entanto, devido à crise ecônomica brasileira, a empresa decidiu “estocar” os aviões em Teruel, na Espanha. Outros dois, respectivamente matriculados como PR-OCG (motores chegaram a ser pintados) e PR-OCX, também estão estocados.

Com a urgência de renovação da frota da Iran Air juntamente com uma suposta pressão do lessor (proprietário da aeronave e que arrendou para a Avianca), os aviões têm grandes chances de serem encaminhados à companhia iraniana.

Quantos desses A330 vão para a Iran Air ainda não sabemos (fala-se em dois), mas estamos acompanhando, inclusive torcendo para que algum deles venha voar no Brasil.