Ação rápida de tripulação da KLM salva vida de criança.

104
Uma aeronave da KLM estava em rota entre as cidades de Amsterdam e Singapura na noite do último domingo (3) quando uma criança começou a apresentar complicações cardíacas.

A tripulação foi acionada rapidamente, um médico foi encontrado a bordo e iniciarem-se os esforços para reanimá-la. Rapidamente avisados pelos comissários, piloto e copiloto tiveram de tomar uma decisão, esperar por mais informações da tripulação ou iniciar imediatamente a descida ao aeroporto mais próximo, que ficava na cidade de Bucareste, na Romênia.

Foi tomada a decisão de descer. Nesse ponto, o serviço médico já estava se preparando para receber o paciente.

Embora o médico tentasse reanimar a criança de todas as formas, o procedimento não estava obtendo êxito. Era necessário um apoio mais intensivo.

O pouso foi feito com prioridade. A aeronave chegou e todos os passageiros aguardaram sentados até que a criança fosse removida da aeronave, diretamente para uma ambulância. Os passageiros parabenizaram ao comandante, tripulação e companhia aérea pela agilidade.

A criança está se recuperando em hospital de Bucareste, mas não corre mais risco de morrer.

Certamente que a decisão de realizar um pouso de emergência seria tomada por qualquer comandante a bordo, no entanto fica claro que quanto mais rápido ela for tomada, maiores são as chances de vida do passageiro enfermo.

O fato foi noticiado pelo periódico britânico Mirror. É importante ver esse tipo de notícia na mídia, em face a mostrar ao público a principal função da tripulação, que é zelar pela segurança (e, nesse caso, a vida) dos passageiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.