Aéreas cancelam voos para a Flórida devido ao Furacão Irma, veja a lista

Aeroporto de Miami e imagem de satélite do Furacão Irma | © Miami-Dade Aviation Dept & NOAA

Após devastar o Caribe, o Furacão Irma atingiu a categoria 5 na escala Saffir-Simpson com ventos de mais de 300 km/h, sendo o furacão mais forte na história do Oceano Atlântico. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA – NOAA, a previsão é que o olho do furacão atinja a costa da Flórida no início da tarde de domingo, obrigando as companhias aéreas a cancelarem seus voos.




Os voos entre a Flórida – principal destino dos turistas brasileiros no exterior – e o Brasil já foram afetados. Diversos voos têm feito desvios para evitar o furacão. Já outros contam com atrasos de 2h ou 3h na partida. Passageiros também relatam que alguns voos estão sendo cancelados e que as pessoas estão sendo remanejadas para pegarem voos em outras cidades dos EUA, como Nova Iorque e Dallas.

Devido ao grande volume de passageiros que passam pela região, leitores que estão nos EUA nos informaram que as companhias estão orientando que os passageiros se desloquem de carro até outras cidades para embarcar em voos para o Brasil. O Aeroporto de Miami afirma que a FAA – Agência de Aviação nos EUA – só irá fechar o aeroporto para pousos e decolagens quando os ventos atingirem 55 milhas por hora (88 km/h). Abaixo estão as companhias que já tomaram medidas preventidas sobre o furacão:

  • A Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que, em função da aproximação do Furacão Irma ao estado da Flórida, nos Estados Unidos, os seguintes voos foram cancelados. Os clientes receberão toda assistência necessária de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e serão reacomodados em outros voos da companhia. A Azul lamenta o ocorrido e reforça que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

FLL = Aeroporto Internacional Fort Lauderdale (Norte de Miami) / MCO = Aeroporto Internacional de Orlando / VCP = Aeroporto Internacional de Campinas – Viracopos

Nº Voo Origem Destino
  • Avianca Brasil 

A Avianca Brasil informa que isentará de taxa de remarcação ou reembolso clientes que desejarem alterar ou cancelar reservas em voos, entre os dias 6 e 10 de setembro, de e para Miami.
O procedimento deve ser solicitado junto à Central de Vendas da companhia, pelos telefones: 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades).

  • LATAM Brasil 

Devido à previsão do furacão Irma, que pode afetar as operações da LATAM em Punta Cana (República Dominicana), Havana (Cuba), Miami e Orlando (Estados Unidos) durante os próximos dias, a companhia está oferecendo opções aos seus passageiros com voos programados entre 5 e 11 de setembro de 2017 para reprogramarem as suas viagens.

Até agora, a companhia não promoveu cancelamentos ou reprogramações de voos. No entanto, os passageiros interessados podem alterar seu voo em “Minhas Viagens” no site latam.com ou por meio da Central de Vendas, Fidelidade e Serviços, disponível nos telefones 4002-5700 (capitais) e 0300 570 5700 (todo o Brasil).

A LATAM orienta todos os clientes com viagens programadas entre 5 e 11 de setembro que consultem com antecedência a situação de seus voos na página Status de Voos em latam.com, onde é possível encontrar as informações mais atualizadas. Para os passageiros com voos em conexão com outras empresas, a companhia solicita que também consultem com antecedência a situação de seus voos.

Alterações e devoluções

Os passageiros afetados em voos de/para Punta Cana (República Dominicana), Havana (Cuba), Miami e Orlando (Estados Unidos) entre 5 e 11 de setembro de 2017 podem optar por uma das seguintes opções:

Alteração da data/voo (mesma origem-destino): Todos os passageiros que desejarem, podem alterar a data/voo sem cobrança de multa ou de diferenças tarifárias entre hoje e até 15 dias após a data original da viagem. Após o período de 15 dias, estará sujeito a diferenças de tarifa e validade do bilhete.

Alteração de rota: Alterar a rota do voo sem multa, mas sujeito às diferenças de tarifa aplicáveis e à validade do bilhete.

Reembolso: Reembolso é aplicável de acordo com as regras e condições do bilhete no momento da compra. A LATAM lamenta os possíveis inconvenientes que esta situação possa provocar e reitera seu compromisso com os mais altos padrões de segurança e de qualidade de serviço.




  • American Airlines

A companhia American Airlines informou que os passageiros poderão alterar sua viagem sem encargos de alteração de voo, desde que se estabeleçam as seguintes condições:

O seu voo tiver partida/chegada/conexão em:

Daytona Beach, Florida (DAB); Destin / Fort Walton Beach, Florida (VPS); Fort Lauderdale, Florida (FLL); Fort Myers, Florida (RSW); Gainesville, Florida (GNV); Jacksonville, Florida (JAX); Key West, Florida (EYW); Melbourne, Florida (MBL); Miami, Florida (MIA); Orlando, Florida (MCO); Palm Beach, Florida (PBI); Pensacola, Florida (PNS); Tallahassee, Florida (TLH); Tampa, Florida (TPA) e Sarasota, Florida (SRQ)

Os encargos por alteração de voo poderão não ser aplicados se você: Estiver viajando em um voo da American Airlines; tiver comprado seu bilhete até 5 de setembro de 2017; tiver uma viagem programada entre 5 e 12 de setembro de 2017; puder viajar entre 5 e 30 de setembro de 2017; não alterar a cidade de origem ou destino e fizer a reserva novamente na mesma cabine ou pagar a diferença. Para alterar o seu voo da American clique aqui ou Entre em contato com a Central de Reservas.

  • United Airlines

A United também não irá cobrar taxa de remarcação para as passagens. A companhia recomenda checar o status do seu voo primeiramente. Caso seja necessária a alteração, a taxa não será cobrada caso o seu voo tenha partida ou chegada em:

Destin/Ft. Walton Beach, FL (VPS); Ft. Lauderdale, FL (FLL); Ft. Myers, FL (RSW); Jacksonville, FL (JAX); Miami, FL (MIA); Orlando, FL (MCO); Panama City, FL (ECP); Pensacola, FL (PNS); Tampa, FL (TPA) e West Palm Beach, FL (PBI).

A taxa de alteração e quaisquer diferenças de tarifa não serão aplicadas para novos voos da United que partirem até 11 de setembro de 2017, desde que sejam remarcados para a mesma classe de tarifa e entre as mesmas cidades da passagem original.​​

  • Delta Airlines

A Delta Airlines suspendeu a cobrança de remarcação para os voos previstos nas cidades abaixo entre os dias 06 e 17 de setembro:

Daytona Beach, FL(DAB); Fort Lauderdale/Hollywood, FL (FLL); Fort Myers, FL(RSW); Forte Walton Beach, FL (VPS); Freeport, BS (FPO); Gainesville, FL(GNV); Georgetown, BS (GGT); Havana, CU (HAV); Jacksonville, FL(JAX); Key West, FL (EYW); Marsh Harbour, BS (MHH); Melbourne, FL (MLB); Miami, FL – (MIA); Nassau, BS (NAS); Orlando, FL(MCO); Panama City, FL (ECP); Pensacola, FL (PNS); Sarasota/Bradenton, FL (SRQ); Tallahassee, FL (TLH); Tampa/St. Pete/Clearwater, FL (TPA) e West Palm Beach, FL (PBI).

Caso tenha alguma reserva de voo na Flórida para os próximos dias, contacte imediatamente a sua companhia aérea! 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Comente