Aeroparque não receberá mais voos internacionais a partir de 2018.

O aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, no coração da capital Buenos Aires, deixará de operar voos internacionais a partir do próximo ano. Estes voos serão transferidos totalmente para Ezeiza, sendo que o Aeroparque será exclusivo para voos domésticos (vuelos de cabotaje, em espanhol). 




Segundo fontes anteciparam e confirmaram à agência oficial Télam, o texto da nova decisão está pronta para análise da ANAC argentina. A medida irá modificar as operações de todas as companhias aéreas que hoje operam voos internacionais no Aeroparque: Aerolíneas Argentinas, Austral, LATAM, GOL e Amaszonas.

A decisão estaria tomada e só faltaria decidir os detalhes da sua implementação, segundo as fontes oficiais consultadas. Um dos motivos para tal decisão seria aumentar a capacidade do aeroporto, que deverá receber em breve novas companhias aéreas argentinas como a AlasDelSur, Flybondi, Avianca Argentina e Norwegian Argentina.

Isto não significa que o Aeroparque está com seu limite máximo de operação, mas a situação se complica todas as noites, quando não tem espaço suficiente para pernoite das aeronaves. Porém o projeto ainda não definiu sobre a situação dos voos da chamada ponte aérea entre Buenos Aires e Montevidéo, e Buenos Aires – Punta del Este, rotas que devem ser operadas pela Azul Uruguay.

Voos para o Brasil 

O Aeroparque é uma das principais portas de entrada de brasileiros para a Argentina. Sua localização próxima ao centro é um diferencial para muitos turistas, sendo necessário 10 minutos de carro para acessar o centro da capital argentina, contra quase 1 hora saindo do Aeroporto de Ezeiza, maior e mais afastado do centro.

Abaixo uma lista das companhias aéreas que operam voos do Aeroparque para o Brasil, e em seguida o respectivo destino brasileiro atendido, que a partir do ano que vem deverá ser operado a partir de Ezeiza.

  • Aerolíneas Argentinas/Austral: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG), Porto Seguro e Salvador.
  • LATAM Brasil/LATAM Argentina: São Paulo (GRU)
  • GOL Linhas Aéreas: São Paulo (GRU)

Com informações do jornal argentino Clarín

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.