Aeroporto de Brasília mantém crescimento e movimentação diária de passageiros sobe 8%.

Foto-Aérea-Aeroporto-de-Brasília-2-Abril-de-2014-Foto-Jua-Pita-Inframerica
O Aeroporto de Brasília vem mantendo uma movimentação crescente no número de passageiros e aeronaves. De janeiro a julho, o fluxo de usuários foi superior a 11 milhões e a quantidade de pousos e decolagens foi de 107 mil. Comparado com 2014, o número de passageiros do período foi 9% maior. A média diária de circulação do Terminal girava em torno de 49 mil pessoas no ano passado, nos sete meses de 2015, essa média já é de 53 mil.

A receita para o crescimento está na infraestrutura que o Terminal oferece e na qualidade de processamento de passageiros e aeronaves. “Estar na capital do país e ter uma posição geográfica privilegiada contribui para o nosso crescimento, porém, se não tivéssemos uma boa infraestrutura com uma sala de embarque confortável e um procedimento de excelência no processamento de passageiros, bagagens e aeronaves não teríamos conquistado a 2ª posição entre os aeroportos brasileiros mais movimentados. Somos o maior HUB do Brasil e isso é resultado de um trabalho audacioso e que confiamos desde o início”, declara o presidente da Inframerica, o engenheiro José Luis Menghini.

Os números de julho bateram todos os recordes. A movimentação aérea foi a maior registrada com quase 17 mil pousos e decolagens e mais de 1,8 milhão de pessoas passaram pelo Terminal brasiliense, mais do que as férias de janeiro que havia sido considerado o maior fluxo do Aeroporto com 1,78 milhão de usuários.

No dia 20 de julho, segunda-feira, o Aeroporto de Brasília registrou 67 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões. O maior fluxo de passageiros do ano e do Terminal, ultrapassando até os dias mais movimentados de véspera de Natal e feriados. Coincidentemente, na data, comemora-se o aniversário do Pai da Aviação, Santos Dumont. O dia mais movimentado havia sido 05/01/2015, quando 65 mil pessoas passaram pelo aeródromo.

Neste período de sete meses outro quesito que vem apresentando aumento é o número de conexões. Em 2014, 45% de passageiros utilizaram o Aeroporto como ponto de conexão, em 2015 esse número já superou os 47%. O número de desembarques também teve uma variação superior a 5%, aproximadamente três milhões de pessoas desembarcaram na capital federal, seja a turismo ou negócios.

“O Aeroporto de Brasília se consolidou como o maior hub doméstico do país. Desde que assumimos a concessão em dezembro de 2012 o número de voos está crescendo. Se compararmos julho de 2012 com julho de 2015 o aumento da movimentação aérea foi de 6%, ou 897 voos a mais. Os principais motivos? Qualidade da nossa infraestrutura, dos nossos serviços e da redução do ICMS do querosene pelo Governo”, explica Menghini.

A movimentação de passageiros internacionais também vem mantendo crescimento, de janeiro a julho o aumento foi de 9,34% quando comparado com o mesmo período do ano passado. O destaque ficou com o mês de julho com quase 80 mil passageiros com destino ao exterior.

O crescimento deve se manter até o final do ano. A previsão é fechar 2015 entre 7% e 8% de aumento no volume de passageiros, chegando aproximadamente a 20 milhões de pessoas.

O Aeroporto de Brasília mantém a 2º posição entre os mais movimentados do Brasil e o 3º em movimentação internacional. O Terminal é também é o 1º do país em capacidade de pista. Em última pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) o Aeroporto de Brasília foi eleito o melhor dentre os maiores aeroportos brasileiros com mais de 15 milhões de usuários.