Aeroporto de Congonhas será rebatizado com nome de deputado.

O Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 89/2012, que dá ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o nome de Aeroporto Deputado Freitas Nobre. A proposta, de autoria do ex-deputado João Bittar, segue para sanção presidencial.





Cearense, o ex-deputado José Freitas Nobre era, além de político, jornalista, advogado, professor e escritor. Ficou notoriamente conhecido por sua luta pela redemocratização do país. Foi vice-prefeito de São Paulo e, vítima de perseguição política no período pós-1964, exilou-se na França.

Retornou ao Brasil em 1967, voltou à vida pública, onde conquistou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua atuação política foi dedicada, em especial, à luta pela anistia e pelo movimento “Diretas Já”. Freitas Nobre faleceu em São Paulo em 1990.

O que você acha da decisão?

Informações pelo Senado Notícias

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

7 Comments:

  1. Claudio Lemes Louzada

    Absurdo! Porque não põe o nome dele no aeroporto da cidade onde ele nasceu! Isso é uma piada de mau gosto…. e aí os aeroporto do Brasil ficam conhecidos no mínimo três nomes. Ex. Aeroporto Maestro Tom Jobim, Galeão, Internacional do Rio… pura palhaçada. O gringo quando vem ao Brasil fica louquinho ou admirado com “tantos” aeroportos na mesma cidade. Vou rir para não chorar. Saudações,

  2. Querem homenagear, homenageiem. Agora, para mudar o nome, acaba custando dinheiro do contribuinte (fazer as alterações nos documentos, websites etc.), sendo que à comunidade aeronáutica isso pouco importa. Vamos continuar chamando de Congonhas, assim como nunca deixamos de chamar o Galeão de Galeão…sei lá, num momento em que se fala tanto em economia / contingenciamento de gastos públicos, bem que poderiam deixar essas “perfumarias de estilo” para daqui a uns aninhos. Nunca há verba para nada, mas para essas coisas vai haver??? #PerguntarNãoOfende

  3. Bota uma placa em homenagem ao deputado e deixa o aeroporto em paz!

  4. Sou paulistano e “ligado tb em politica”. Quero dizer, com isso, que nuca ouvi falar no nome do senhor político em questão.
    Mesmo que admitisse uma eventual notoriedade, ainda assim o tal senhor continuaria sendo “um ilustre resconhecido” e, só por ser político -e tb por isso- não entendo e não aceito a mudança de nome de um dos mais importantes e tradicionais aeroportos do Brasil, onde muitas gratas histórias de gerações foram ali vividas, quer sejam pelas idas e vindas de pessoas, os bailes ali promovidos e, principalmente, os passeios nos finais de semana -só para ver aviões e comer pipoca.
    Desculpe-me, sr. Político, mas o senhor e outros de sua classe não tem e nem terá notoriedade ou importância e tal monta. Recorra ao seu ego e conclua que não chegas nem próximo de tal merecimento.

  5. Ridículo! Há tantas pessoas mais importantes e significativas para o local. Por que ainda se preocupam em mudar nomes de ruas e locais em vez de legislar a sério?

  6. EU conheço o Aeroporto de Congonhas ha pelo menos 60 anos, agora esse deputado nunca tinha ouvido falar, que homenageiem, mas mudar o nome do nosso aeroporto é um absurdo, com tantos projetos na pauta vão se preocupar logo com mmudança de nome, antes fizessem uma pesquisa junto aos paulistanos!

  7. Eduardo S. Oliveira

    Ainda por cima, ficar elogiando com nome de comunista. PQP!
    Os aeroportos devem ser homenageados com nomes de pessoas com destaque no mundo daaviação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *