Aeroporto de Manaus completa 41 anos.


Impulsionar o crescimento do Amazonas, esse foi o principal objetivo por traz da construção do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), inaugurado no dia 26 de março de 1976. Passados 41 anos, o desenvolvimento continua a fluir pelos portões do terminal manauara, embarcando e desembarcando grande parte da força necessária para o crescimento da região. Em 2016, cerca de 26 mil toneladas de cargas foram processadas pelo aeroporto, junto com mais de 2,6 milhões de passageiros.




E o terminal manauara está preparado para atender a demanda da região durante os próximos anos. Em janeiro de 2015, a Infraero concluiu a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros, que aumentou a área do terminal de 39,4 mil m² para 97,2 mil m². O aeroporto também passou a contar com um novo estacionamento de veículos com 100 mil m², em dois níveis, passando de 776 para 2670 vagas. O número de balcões de check-in também foi ampliado para 89 posições; o número de esteiras de restituição passou de 4 para 11, as esteiras de check-in, de 2 para 4, além de novos elevadores, escadas rolantes e pontes de embarque. Todo esse investimento ampliou a capacidade do aeroporto de 6,4 milhões de passageiros/ano para 13,5 milhões de passageiros/ano. Ao todo, foram investidos R$ 447 milhões nessas melhorias.

Para 2017, as melhorias continuam. Para este ano, os serviços oferecidos no Aeroporto de Manaus serão ampliados, com inaugurações de franquias nacionais e internacionais. Com três lojas já estabelecidas no aeroporto, a Duty Free Americas trará, ainda no primeiro semestre, mais uma loja de caráter duty paid, que oferecerá perfumaria e cosméticos e funcionará como expansão da loja já existente na entrada do check-in. As outras duas lojas, localizadas no embarque e desembarque internacional, operam no segmento duty free, possibilitando a compra itens importados sem a cobrança de impostos.

Além disso, até o final do ano, mais seis pontes de embarque do Aeroporto Eduardo Gomes serão modernizadas, um investimento no valor de R$ 24 milhões. Atualmente, o Aeroporto de Manaus conta com oito pontes de embarque, sendo que duas já foram modernizadas.

Este ano, o Aeroporto de Manaus também passou a contar com um voo direto da Gol Linhas Aéreas para Buenos Aires, na Argentina. A nova rota vem somar à lista de roteiros internacionais disponíveis a partir do terminal manauara, como Curaçao, Barcelona, Miami e Cidade do Panamá, operados pelas empresas Insel Air, Avior, Latam, American Airlines e Copa Airlines.

Programação de aniversário:

Para celebrar os 41 anos do Aeroporto Internacional de Manaus, a Infraero preparou uma programação especial.

De 24 a 31 de março, o terminal vai expor as fotos clicadas durante as duas edições do Spotter Day de Manaus, que reuniram fotógrafos – amadores e profissionais – apaixonados por aviação para registrarem de perto pousos e decolagens. As fotografias estarão disponíveis no saguão do terminal de passageiros 1.

Na segunda-feira, 27 de março, o saguão de desembarque do terminal de passageiros 1 será palco da apresentação da Banda da Ala 8, do Comando da Aeronáutica. Com início previsto para as 14h, a banda apresentará um repertório eclético de músicas instrumentais.

Ainda fará parte da comemoração de aniversário do aeroporto a primeira edição do Spotter Night, versão noturna do tradicional Spotter Day. Marcado para o dia 31/3, o evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do site http://spotterdayinfraero.com/ até o dia 29/3. Para participar é preciso ser maior de 18 anos.

Informações da assessoria de imprensa da Infraero.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.
  • Só falta uma coisa… Sai das mãos dessa porcaria chamada Infraero é uma merda

  • Completou 41 anos mas está com carinha de 91 anos e ultrapassado. Um aeroporto com a importância logística como o de Manaus está parado no tempo a pelo menos 20 anos. Até hoje não temos uma pista de 3.500m para operar grandes aeronaves sem nenhuma restrição operacional, e o ILS Cat2 ficou na promessa esquecida….Saudações,

  • Um dos piores aeroportos de grande porte do Brasil

    • uns dos piores ate concordo um pouco, Mas aquelas porcaria de aeroclube que chama de Aeroporto de que mau suporta um E195 . Em Itajaí, Blumenau/SC praticamente não tem infraestrutura para receber passageiros aquelas casa de pombo..Fala sério!!!

    • Não tem aeroporto em Itajaí…e se tá falando sobre navegantes precisa de ampliação o terminal mas o aeroporto recebe 320 e 737 800 não seja ignorante já imaginou se eu fizesse uma suposição que ai e só Mato e índio se não ia gostar ne…mas pra um aeroporto na capital rota de passagem pros EUA ainda tem muito a melhorar comparado com outros aeroportos de capital no Brasil como porto alegre que tem acesso com o metrô e não precisa gastar uma fortuna com táxi…vc é uma piada comparar um aeroporto de capital com um do interior..e aqui bem tem até 737 800 aqui tá sem espaço mas é bem movimentado só o terminal que é pequeno é perto do centro não precisa fazer uma viagem e pagar caro de táxi pra ir pro Centro.. .quando comparo ..faco baseado em aeroportos semelhantes

    • mas o aeroporto de manaus melhorou muito depois da reforma, ampliaram bastante o terminal, nem se compara ao que era 5 anos atrás, não?

    • Meu amigo você é mal informado o aeroporto de Manaus é o 7 Melhor do Brasil e tem uma estrutura de qualidade

    • Em Manaus e a 6 cidade mais rica do Brasil

    • Aqui não tem só índio e Matos pelo contrário Manaus é uma Metrópole grandiosa rica no meio da Amazônia

    • Acho que Manaus ta bem melhor que muito aeroporto espalhado pelo Brasil..

    • Se não entendeu a ironia e que o cara de perfil fake estava desmerecendo minha região e sendo ignoranteai eu falei ja pensou se eu disse se que ai so tinha indio e mato mostrando a ele que nao sou ignorante..quanto a pesquisa eu vi várias onde mao estava no topo mas não era dos melhores…aeroportos da Infraero são muito ruins só os privados são bons…se comparado a outros aeroportos do mesmo porte não tem de melhorar muito o cara em questão comparou com NVT que nem capital é

    • Pois é aí vem um babaca mau informado falar merda.. vai se informar primeiro das notícias..Para dá opinião..Sem sentido