Aeroporto de Miami é o primeiro a fornecer app para entrada rápida nos Estados Unidos

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) é o primeiro aeroporto do mundo a trazer a conveniência do Controle de Passaporte Móvel (Mobile Passport Control), o processo de entrada rápida nos EUA, durante a experiência de uso do próprio aplicativo do aeroporto.




Os cidadãos dos EUA e os visitantes canadenses que chegam a Miami agora podem usar o aplicativo MIA Airport Official app para enviar detalhes para a Proteção das Alfândegas e Fronteiras dos EUA (Customs and Border Protection; CBP) e, simplesmente, receber um código de barras no telefone para apresentar para autorização.

Este serviço desenvolvido pela SITA – empresa de TI para a indústria aérea – e certificado pelo CBP dos EUA para Controle de Passaporte Móvel acelera o processo de entrada nos EUA. Como parte integrante do aplicativo oficial do MIA, o novo serviço móvel, que é parte do SITA iBorders TravelAuthorization, se baseia na experiência de assistente de viagens pessoal já oferecida aos passageiros de Miami.

“O objetivo do nosso aplicativo móvel sempre foi colocar o máximo de serviços possível na palma da mão do viajante”, diz Emilio T. González, diretor de aviação do Miami-Dade. “Agora, com a ajuda da tecnologia inovadora da SITA, além de encontrar facilmente o caminho para tudo o que você precisa no MIA, os passageiros norte-americanos também podem passar pelo controle de passaportes com o mesmo aplicativo de viagem amigável para o cliente”.

Veja a tela do aplicativo:

Tela do aplicativo da SITA para entrada facilitada nos EUA via Miami.

O Aeroporto Internacional de Miami oferece mais voos para a América Latina e o Caribe do que qualquer outro aeroporto dos EUA. É o terceiro aeroporto mais movimentado da América para passageiros internacionais, com mais de metade dos seus 44,6 milhões de passageiros em viagens internacionais.

A SITA oferece serviços como o kit de desenvolvimento de software (software development kit; SDK). O SDK foi autorizado pelo CBP para aeroportos, companhias aéreas e outros provedores de aplicativos de viagem para incorporar o processo de entrada em seu próprio aplicativo para dispositivos móveis.

Randy Pizzi, presidente da SITA para Américas, diz: “Estamos muito satisfeitos por ser um parceiro tecnológico do MIA, pois se tornam os primeiros a incorporar a conveniência do US CBP Mobile Passport Control em seu aplicativo no aeroporto. A satisfação do passageiro aumenta quando soluções de tecnologia, como as da SITA, facilitam a jornada dos passageiros usando apenas um aplicativo conveniente em seu próprio smartphone ou tablet”.

O design inovador da SITA garante que os requisitos do CBP sejam atendidos, o que reduz o processo de certificação para desenvolvedores de aplicativos. Permite que viajantes elegíveis usem um aplicativo de aeroporto ou companhia aérea em seu dispositivo móvel para enviar suas informações de passaporte e responder perguntas relacionadas à inspeção do CBP antes do procedimento. O serviço conveniente não requer pré-aprovação e é de uso gratuito.

Hoje, o SDK da SITA está disponível para qualquer aeroporto internacional nos EUA ou qualquer companhia aérea que voe para os EUA. A SITA também está em conversas com outros governos que procuram digitalizar seus procedimentos de cartão de pouso, alfândega e limitações. A prestação de tais serviços, através de dispositivos móveis, permite a comunicação direta com os viajantes que apoiam a liberação prévia segura e ajuda a agilizar a jornada do passageiro.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da SITA.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.