Aeroporto de Navegantes de portas abertas para o Spotter Day Infraero

No Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Aeroporto de Navegantes (SC) abre as portas para sua segunda edição do Spotter Day Infraero. Na ocasião, até 40 fotógrafos – amadores e profissionais – entusiastas da aviação, terão a oportunidade de acompanhar pousos e decolagens em uma área de domínio totalmente restrito, liberado excepcionalmente para a ocasião. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e se inscrever pelo hotsite http://spotterdayinfraero.com/.




A programação começa bem cedo, às 7h, quando a equipe de Segurança Operacional do aeroporto dará instruções de segurança e distribuirá camisetas e equipamentos de proteção individual (EPIs). Em seguida, os spotters seguem para as proximidades da faixa de pista e demais áreas até o fim do evento, ao meio dia.

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem os aeroportos.

O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Infraero.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

Comente