Aeroporto de Santarém comemora 40 anos.

Imagem: Divulgação / Infraero.

A Infraero comemora, nesta sexta-feira (31/3), o aniversário de 40 anos do Aeroporto de Santarém, no Pará. E para celebrar a data, quem passar pelo terminal de passageiros entre 14h e 15h vai poder conferir a apresentação da banda sinfônica que leva o mesmo nome do aeroporto – Maestro Wilson Fonseca -, em homenagem ao poeta e compositor santareno, fundador da Academia Paraense de Música e membro da Academia Paraense de Letras.




O terminal paraense é a principal porta de acesso à vila de Alter do Chão, importante polo turístico da região oeste do estado. O local é conhecido como “Caribe da Amazônia” por suas cristalinas praias de água doce. Além disso, é nessa região que está o encontro das águas do rio Tapajós com o rio Amazonas.

O aeroporto, que fica a 15 quilômetros do centro de Santarém e funciona 24h por dia, opera em média oito voos nacionais diários das companhias aéreas Gol, Latam, Azul e Map, com destino às cidades de Belém, Altamira e Marabá, no Pará, além de Manaus (AM), Recife (PE) e Brasília (DF).

Segundo o superintendente do aeroporto, Altemar Gama, o terminal santareno desempenha a importante missão de gerir a infraestrutura aeroportuária e aeronáutica. “O nosso objetivo é privilegiar o binômio conforto e segurança, para que os usuários saibam que estamos trabalhando para melhorar cada vez mais”, explicou.

Renovado

O Aeroporto de Santarém foi fundado em 31 de março de 1977, com o objetivo de interligar a Amazônia aos demais estados brasileiros e passou para a administração da Infraero em 31 de março de 1980.

No ano passado, a Infraero entregou um terminal maior e reformado para atender melhor às necessidades de todos os viajantes. Com investimento de R$ 9,2 milhões, os trabalhos mais que duplicaram a área disponível nos espaços de embarque e desembarque, além de oferecer diversas novas facilidades para os usuários do terminal paraense. A capacidade operacional do terminal foi ampliada de 1 milhão de passageiros ao ano para 1,5 milhão.

As melhorias compreenderam uma nova sala de embarque e a ampliação da área de desembarque, novos banheiros, o aprimoramento dos sistemas de refrigeração e o aperfeiçoamento da acessibilidade do aeroporto para pessoas com deficiência, além da ampliação do estacionamento para veículos e a reforma do saguão do terminal. Com as obras, a área de embarque passou de 100 metros quadrados para 246 metros quadrados, e a área de desembarque, que antes tinha 129 metros quadrados, foi expandida para 293 metros quadrados. O estacionamento, por sua vez, recebeu 160 novas vagas, passando de 89 para 249 espaços. Além disso, a sala de embarque passou a contar com novas áreas comerciais, ofertando mais opções para os passageiros.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Infraero.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de