Aeroporto de Saint Maarten é destruído pelo Furacão Irma

© AFP – Getty Images

O Furacão Irma atingiu a categoria 5 ao chegar ao Caribe, causando grande transtorno para os locais, inclusive com mortes. À medida que ele se aproxima da Flórida companhias aéreas, inclusive do Brasil, estão cancelando os voos para a região para evitar problemas maiores.




Após sua passagem pela ilha franco-holandesa de Saint Maarten, foi possível ver o estrago causado pelo Irma, que devastou o icônico Aeroporto Princesa Juliana, no lado holândes da ilha. O aeroporto é conhecido mundialmente por ter a praia de Maho Beach em uma das suas cabeceiras, permitindo que o público fique muito próximo das aeronaves em pouso ou fiquem colados na grade do aeroporto para sentir o impulso dos motores à jato das aeronaves (vale lembrar que isto não é recomendável e já causou a morte de uma turista neste ano).

Como é possível ver nas imagens, a areia invadiu a pista, e a praia de Maho praticamente desapareceu, sobrando apenas algumas pedras. Os ventos no aeroporto atingiram a marca de 290 km/h. Por sorte ninguém ficou ferido na ilha, mas o Irma causou 11 mortes na sua passagem pelo Caribe.

Cabeceira 10 e o que sobrou da praia de Maho Beach

O aeroporto se encontra fechado no momento e sem previsão de ser reaberto. Como é possível ver nas imagens, os aviões que estavam no aeroporto tinham sido retirados de lá antes da chegada do Irma. Apesar dos grandes danos no Princesa Juliana, o Aeroporto Grand-Case Espérance, que fica na parte francesa da Ilha e tem uma pista de 1200 metros, está aberto e agora é a  principal conexão da ilha com o mundo exterior.

Mesmo para quem nunca visitou o aeroporto, era possível acompanhar a rotina de pousos baixos através do site MahoBeachCam.com. Mas o furacão acabou por destruir a câmera. No vídeo abaixo é possível ver o último minuto gravado e transmitido ao vivo pela câmera antes de ser destruída:

Outras imagens da destruição causada pelo furacão Irma no Aeroporto Princesa Juliana:

Terminal danificado após o Furacão. | © AFP – Getty Images

Em dias normais o Aeroporto é um paraíso para amantes da aviação, com o cenário lindo do Caribe e belas aeronaves. Confira abaixo no vídeo da JustPlanes a operação do Airbus A340-300 da Air France em Saint Maarten:




Com informações do DailyMail e da Reuters.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.
  • Sandro

    Nossa q triste vai levar um tempo pra consertar os estragos ….

    • Júlio César.

      Pô quero ir em novembro dia 15 e voltar dia 21 de novembro, pra Saint Maarten espero que ja esteja em perfeitas condições, se alguém souber de algo mais, favor me avise. Fiquei arrasado com este desastre, triste mesmo.
      E-mail. kekejcesilva@hotmail.com

      Obrigado.

    • Júlio César.

      Sandro, boa noite? você tinha planos em ir para lá? Moro em Porto Seguro, e gostaria de passar o meu aniversário lá, vou sozinho e estou meio perdido com tudo isso.
      Abraço.