Aeroporto de Viracopos realiza exercício simulado de ameaça de bomba.

IMG_2804
O Aeroporto Internacional de Viracopos realizou nesta tarde de quinta-feira (24/09) um Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB) nas proximidades do Novo Terminal de Passageiros (T1). O treinamento foi realizado em parceria com a Polícia Federal.
IMG_2794
O objetivo da atividade é testar o Plano de Contingência do aeroporto, treinar equipes e orientar a comunidade aeroportuária na identificação e comunicação de uma ameaça de bomba.

“Claro que ninguém deseja que uma situação desse tipo aconteça por aqui. Mas, caso ocorra, temos de estar o melhor preparados possível”, ressaltou o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota. “A prontidão operacional nos habilita a garantir a segurança das pessoas e das instalações”, completou.

Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram do exercício entre as áreas de segurança, operações, equipe médica e bombeiros do aeroporto, além da Polícia Federal.
IMG_2837

O exercício

O treinamento começou por volta das 12h30, logo após o COE (Centro de Operações de Emergência) de Viracopos receber uma ligação de ameaça de bomba. Em seguida, o COE solicitou o apoio da Central de Monitoramento Eletrônico de Segurança para o monitoramento do local e acionou o encarregado de segurança para verificar a ameaça in loco.

Já no local da ameaça de bomba, o encarregado de segurança informou ao Centro de Operações de Emergência a existência de uma caixa de papelão pequena, que produzia som de relógio e apresentava um recorte na parte superior, deixando aparente uma engrenagem com uma tampa plástica transparente.

Com a confirmação da existência do possível artefato explosivo, o COE iniciou os acionamentos para composição da Assessoria de Avaliação de Risco. Todo o treinamento durou aproximadamente duas horas. A suposta bomba foi desarmada com a ajuda de um robô da Polícia Federal.

“A avaliação do exercício foi bastante positiva. Todas as equipes foram mobilizadas e responderam os chamados no tempo determinado, assim como o isolamento da área e a desativação do suposto explosivo”, explicou Mota.
IMG_2801
Segurança

O Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB) está previsto no PNAVSEC (Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil) e no Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) de Viracopos. De acordo com o artigo 289, o desenvolvimento e a realização dos exercícios de segurança são de responsabilidade da administração aeroportuária, conforme descrito no plano de contingência do aeroporto, em coordenação com a Polícia Federal.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

Comente