Aeroporto de Viracopos transfere voos domésticos para novo terminal de passageiros.

6_bx

O dia 23 de abril de 2016 vai entrar na história de Campinas, da região, do Estado de São Paulo e do Brasil. A partir dessa data, o Aeroporto Internacional de Viracopos transfere todos os voos de passageiros para o novo terminal (T1).

Com a nova área liberada, o Novo Viracopos passa a ter capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus usuários.

Em 2015, 10,3 milhões de pessoas escolheram o aeroporto de Campinas para viajar, portanto com capacidade suficiente para absorver demanda futura. Outras áreas do novo terminal serão liberadas gradativamente, de acordo com o aumento da demanda de passageiros.

A transferência operacional dos voos nacionais foi planejada e realizada em conjunto com as companhias aéreas Azul, Gol e TAM, além de empresas Esatas (Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) e órgãos governamentais. O objetivo é que as mudanças das operações sejam realizadas da maneira mais segura e cômoda para os passageiros, sem prejudicar os fluxos do aeroporto.

O novo terminal terá 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de 56 totens de autoatendimento. Neste primeiro momento, os passageiros poderão acessar as aeronaves por meio de 16 pontes de embarque (fingers). Outras 12 pontes já estão instaladas e entram em operação conforme o aumento de demanda do aeroporto, chegando a um total de 28.

As novas instalações têm 178 mil m² de área construída – o antigo terminal (T0) possui uma área de 28 mil m². Para garantir a eficiência no atendimento, Viracopos realizou 52 testes gerais de procedimentos, equipamentos e sistemas do novo terminal.

“O caminho até aqui não foi nada fácil, pois construímos, na verdade, um novo aeroporto. Enfrentamos contratempos, mas com persistência e muito trabalho conseguimos preparar o Novo Viracopos, que vai abrir novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para Campinas, para as cidades da região, para São Paulo e para o país”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

 

Novo ciclo

A transferência dos voos nacionais para o Novo Viracopos marca o fim de um ciclo iniciado em junho de 2014, quando o Píer A (internacional) foi inaugurado para ser utilizado por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo no Brasil.

Na ocasião, também foram entregues os novos três pátios de aeronaves (com uma área total de 400 mil m²) e o novo edifício-garagem (com capacidade total para 4.000 veículos). Viracopos também finalizou, em 2014, a duplicação da via de acesso rodoviário, a readequação da pista de pousos e decolagens e a reestruturação do antigo terminal de passageiros (T0)

O novo terminal de passageiros começou a operar voos internacionais comerciais e regulares no dia 29 de novembro de 2014. No total, 646 mil pessoas utilizaram o T1 em voos internacionais em 2015.

Com a transferência dos voos domésticos, o antigo terminal de passageiros (T0) passará por reformulações e obras para que seja utilizado em outros modelos de negócios, que compreendem um terminal de cargas doméstico, áreas para escritórios e espaços para serviços.

 

Serviço

Nesse período de transição, Viracopos orienta os passageiros a programarem com antecedência a chegada ao aeroporto e recomenda preferencialmente o check-in antecipado, que pode ser realizado por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento instalados no saguão do novo terminal. O passageiro deve ficar atento também às alterações no sistema viário.

Para os passageiros que irão deixar o carro no aeroporto, recomenda-se utilizar o novo edifício-garagem. A estrutura, além de possuir vagas cobertas, é o mais próximo do T1 e conta com uma ponte de ligação direta com o terminal, sem a necessidade de cruzar com o fluxo de veículos.

 

vcpnjew

 

Quem optar por estacionar o veículo nos demais bolsões de estacionamento do aeródromo poderá utilizar o ônibus interno, gratuito, para chegar até o novo terminal. Todas as informações sobre os estacionamentos de Viracopos estão no site: http://www.viracopos.com/o-aeroporto/estacionamento/.

 

Números do T1

O Novo Terminal de Passageiros de Viracopos possui 1.007 câmeras de monitoramento; 670 monitores de informações de voos; 240 pontos de wireless; 7.886 detectores de incêndio e 135 mil metros de fibra ótica; 1.040 mil metros de cabos

 

Dados da obra:

– movimentação de terra: 4,2 milhões m³;
– quantidade de aço: 20,1 toneladas;
– quantidade de concreto: 225 mil m³ (quase o triplo do utilizado na construção do estádio do Maracanã, por exemplo);

– sistema de drenagem: 12,3 quilômetros

Raio-X do Aeroporto Internacional de Viracopos

Nome: Aeroporto Internacional de Viracopos / Campinas
Prazo do contrato de concessão: 30 anos

Área total do sítio aeroportuário: 25,9 milhões m²

Área do antigo terminal de passageiros (T0): 28 mil m²
Área do novo terminal de passageiros (T1): 178 mil m²

Número de passageiros em 2011: 7,5 milhões
Número de passageiros em 2012: 8,8 milhões
Número de passageiros em 2013: 9,3 milhões
Número de passageiros em 2014: 9,8 milhões
Número de passageiros em 2015: 10,3 milhões

Investimentos:
• R$ 3 bilhões entre 2012 e 2016;
• R$ 6,5 bilhões até 2042

Área do novo pátio de aeronaves – 400 mil m²
Área total do pátio de aeronaves – 700 mil m²
Posições de pátio – 72 aeronaves, sendo 35 novas
Pontes de Embarque –16 neste primeiro ciclo (total de 28)
Número de lojas – até 68 neste primeiro ciclo
Número esteiras de restituição de bagagens – 7
Balcões de check-in – 72
Vagas de estacionamento – 7.000

Veja outras histórias