Air India passa a ter assentos exclusivos para mulheres.


Após mulheres terem se queixado de estarem sendo molestadas a bordo de suas aeronaves, a Air India resolveu criar uma seção na aeronave exclusiva para mulheres. A restrição vai aplicar à primeira fileira de seis assentos da aeronave e será destinada a mulheres viajando sozinhas.

O gerente geral da Air India, Meenakshi Malik disse ao jornal The Hindu, que o objetivo da empresa é proteger as mulheres viajando sós. “Nos sentimos, como uma empresa aérea nacional, responsáveis por aumentar o nível de conforto às passageiras”. A empresa também informou que passará a carregar dois pares de algemas, para lidar com passageiros que não se controlares.

O assunto ganhou notoriedade após uma passageira da rota entre Mumbai e Nova York alegar que outro passageiro a estava molestando. Segundo ela, durante o voo, um passageiro da Executiva trocou de assento para se sentar ao lado dela na Econômica e tê-la tateado enquanto estava dormindo. Ela acordou e o passageiro rapidamente saiu.

A partir dessa semana, os assentos passaram a estar disponíveis nos voos domésticos com A320, mas a ação será estendida a outros voos e aeronaves, nos próximos meses. As passageiras poderão solicitar os assentos no check-in, sem custo adicional.

Esta é, talvez, a primeira ver no mundo que assentos serão reservados somente para mulheres em aviões. Entretanto, outros meios de transporte na Índia já possuem esse modelo, incluindo trens, metrôs e ônibus.

Nem todos estão felizes com a mudança. Jitendra Bhargava, ex-executivo da empresa, disse ao mesmo jornal indiano: “pelo que sei, isto não acontece em lugar nenhum do mundo. Aviões não são inseguros para mulheres”. Ele completou dizendo que “em caso de comportamento inadequado, a tripulação de cabine é autorizada a tomar as ações necessários de acordo com a lei”.

Do The Hindu

  • Medida ridícula essa da Air India, ao invés de combater o abuso, cria um espaço do tipo “se foi abusada é pq não comprou pra sentar no espaço reservado a mulheres”

  • Afffffffff

  • Isso me faz lembrar os vagões rosa… São típicas medidas de quem não tem competência para punir os infratores. Optam pelo jeito mais fácil…

  • muito tarado na Air India