Airbus A330 ex-Avianca Brasil está pronto para a Iran Air.

Primeiro A330 da Iran Air flagrado no Aeroporto de Châteauroux | Foto: Dominique Meunier

Foi flagrado hoje no Aeroporto francês de Châteauroux-Centre o primeiro Airbus A330 da Iran Air, aeronave que originalmente era da Avianca Brasil.

O avião faz parte de uma mega encomenda realizada pela Iran Air, e é o primeiro widebody desta encomenda a ser entregue. O primeiro avião foi um Airbus A321 que foi entregue dias atrás.

Assim como o A330-200, o A321 também iria para a Avianca, só que este para a matriz colombiana. O A330 da Iran Air, de matrícula EP-IJA, possui o número de série 1540, e seria matriculado no Brasil como PR-OCL.

A Avianca Brasil havia encomendado quatro A330, mas devido à recessão econômica no Brasil as aeronaves foram estocadas na Espanha e, conforme adiantamos, algumas destas aeronaves poderiam ir para a Iran Air, sendo a primeira fotografada hoje.

Rumores apontam que este será o único dos quatro A330 a seguir para a Iran Air. Os três remanescentes devem vir para a Avianca Brasil ainda neste semestre.

Estes três A330 seriam usados nos voos entre Guarulhos e Recife, além das novas rotas para o exterior operadas pela Avianca Brasil: Chile e EUA.

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

21 Comments:

  1. É como dito antes, a coisa não anda nada bem para as aéreas brasileiras em função da crise pela qual passa o país. Mas tomara seja passageiro.

  2. Ficou até bonito, tomara que os outros A330 venham mesmo pra Avianca.. Pessoal, vocês têm alguma notícia do A350 da Azul?

  3. Que triste isso, mas espero que os outros A330 venham pra cá. E alguém sabe que fim terá os A350 dá Latam? Pq pelo que entendi praticamente todas as rotas ele não ira operar mais, ai fiquei confuso

  4. engraçado por que o Brasil não faz igual a EUROPA E USA passagens barratas conseguentemente maior fluxo de passageiros com isso os voos sairão bem mais cheios que hoje … Ex não tem rota de nenhuma compania de CUIABÁ X MANAUS . CUIABÁ X BELÉM. Quando se vai comprar as passagens são muito caro as pessoas preferem ir de onibus. .. #só. #acho ….

    • Isso nao depende das Cias aéreas, seria realmente maravilhoso massss….. nao se esqueça q temos o combustível de aviação mais caro junto cm uma carga tributária absurda, fora uma péssima infraestrutura aeroportuária e apoio a navegação, namoral, nao dá nem pra comparar com os EUA 😉

  5. Se a avianca não usa, que mande para quem vai fazer um bom proveito.

  6. Qual o motivos de não terem vindo para a avianca?

  7. nem sabia q a AVB tinha tido os 30

  8. Olha que a Iran Air estava precisando de aeronaves novas, pois até recentemente, usava um Jumbo 747SP das antigas…

  9. Pingback: Avianca Brasil inicia treinamento de tripulantes no Airbus A330. - AEROIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *