Airbus A330 ex-Avianca Brasil está pronto para a Iran Air.

Primeiro A330 da Iran Air flagrado no Aeroporto de Châteauroux | Foto: Dominique Meunier

Foi flagrado hoje no Aeroporto francês de Châteauroux-Centre o primeiro Airbus A330 da Iran Air, aeronave que originalmente era da Avianca Brasil.

O avião faz parte de uma mega encomenda realizada pela Iran Air, e é o primeiro widebody desta encomenda a ser entregue. O primeiro avião foi um Airbus A321 que foi entregue dias atrás.

Assim como o A330-200, o A321 também iria para a Avianca, só que este para a matriz colombiana. O A330 da Iran Air, de matrícula EP-IJA, possui o número de série 1540, e seria matriculado no Brasil como PR-OCL.

A Avianca Brasil havia encomendado quatro A330, mas devido à recessão econômica no Brasil as aeronaves foram estocadas na Espanha e, conforme adiantamos, algumas destas aeronaves poderiam ir para a Iran Air, sendo a primeira fotografada hoje.

Rumores apontam que este será o único dos quatro A330 a seguir para a Iran Air. Os três remanescentes devem vir para a Avianca Brasil ainda neste semestre.

Estes três A330 seriam usados nos voos entre Guarulhos e Recife, além das novas rotas para o exterior operadas pela Avianca Brasil: Chile e EUA.

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.