Airbus apresenta projeto ACJ350 XWB, versão executiva de sua aeronave mais moderna.

a3502

A Airbus anunciou hoje que o projeto executivo de seu mais novo avião comercial já tem contratos fechados com as empresas que fornecerão os conceitos de design interior para seus clientes. Com isso, adiciona mais uma opção na família de jatos ACJ (Airbus Corporate Jets).

Chamado ACJ350 XWB, terá mais de 270 metros quadrados na variante -900. A versão de ultra-longo alcance poderá levar 25 passageiros a uma distância equivalente a uma viagem sem escalas de São Paulo a Tokyo, no Japão. Alcance máximo de 10.800 nm e/ou autonomia para um voo de 22h, motorizado pelos Rolls-Royce Trent XWB-84.

Assim como todas aeronaves Airbus, o ACJ350 apresenta avançadas proteções de controle fly-by-wire, uso de materiais que economizam tempo e custos com manutenção, e além disso, como diferencial de linha é equipado com o guia de navegação em aeroportos (OANS), que auxilia a tripulação no taxi, e o ROPS (runway overrun protection system) , que previne excursões de pista em situações meteorológicas adversas.

Widebodies corporativos podem ter sua cabine configurada de diferentes formas, e especialmente quando a fuselagem é feita por composto de fibra de carbono, isso torna sua certificação mais desafiadora. Por isso, a Airbus projetou junto à Easyfit, companhia fornecedora dos materiais e equipamentos internos, mais praticidade para os futuros operadores que vão ter liberdade pra personalizar sua cabine.

“Uma das características da Airbus é oferecer a seus clientes a família de aeronaves mais moderna e eficiente, e o ACJ350 XWB aumenta a oferta de jatos corporativos que ajudam nossos operadores a levar seus negócios ao mundo inteiro”, afirmou o Diretor-Chefe Operacional aos Clientes, John Leahy.

As entregas do A350-900 à companhias aéreas começou em Dezembro de 2014. Juntamente com o A350-1000, ainda em desenvolvimento para entrar em serviço em 2017, a família XWB já acumulou mais de 800 pedidos de 40 clientes.

Mais de 180 aeronaves corporativas da Airbus (ACJ) estão em serviço pelo mundo voando em todos os continentes, inclusive Antártida, o que demonstra sua versatilidade.

 
ACJ350new Wing span                    ACJ350new Overall length

                  Envergadura 64.75 m                                              Comprimento 66.80 m                              

Conceito de cabine para o novo ACJ350 XWB (Airbus)

Conceito de cabine para o novo ACJ350 XWB (Airbus)

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.