Airbus entrega o primeiro A320neo das Américas ao Grupo LATAM Airlines.

AC-723

O Grupo LATAM Airlines (LATAM), o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, recebeu seu primeiro A320neo – exibindo sua identidade visual nas cores branca, azul e indigo e equipado com motores Pratt & Whitney Pure Power PW1100-JM – na última segunda-feira (29/8), na sede da Airbus, em Toulouse (França). A LATAM Airlines Brasil se tornará a primeira companhia aérea na América do Norte e do Sul e a quinta no mundo a operar a aeronave ultra eficiente em consumo de combustível.

Assista AO VIVO pelo radar – A aeronave está sendo entregue hoje, cumprindo o voo JJ9960 de Toulouse à Confins com escala ténica na Ilha do Sal, Cabo Verde. Você pode acompanhar o voo pelo FlightRadar clicando aqui.

 

EVE-1188-01

 

Executivos da LATAM e da Airbus participaram da cerimônia, que também marcou a entrega do quarto A350 XWB da LATAM – o primeiro com a novíssima identidade visual do grupo. A LATAM também foi a primeira operadora do A350 XWB nas Américas.

A aeronave está configurada com um layout de 174 assentos, com 18 polegadas de largura, e conta com a inovadora cabine Space-Flex. A LATAM foi a primeira na América Latina a encomendar o A320neo, em 2011, logo após o lançamento do programa. O grupo de companhia áreas tem um total de 67 aeronaves da Família A320neo encomendadas.

Inicialmente, a LATAM planeja operar seu primeiro A320neo em rotas domésticas para Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (Guarulhos). Em novembro, a companhia iniciará operações com o modelo em rotas regionais em toda a América do Sul. O segundo A320neo da LATAM, a ser entregue ainda este ano, também deve operar em voos regionais. O grupo conta com mais de 250 aeronaves da Airbus em operação.

“Estamos felizes em oferecer aos nossos passageiros a oportunidade de voar no primeiro A320neo das Américas”, diz Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines. “A Família A320, há muito tempo, tem um papel importante em nossa frota, apoiando a operação de nossas incomparáveis malhas doméstica e regional na América Latina. Com as últimas novidades em tecnologia, eficiência e conforto de passageiros, o A320neo é uma aquisição bem-vinda e nos ajudará a continuar oferecendo uma das frotas mais modernas e eficientes do setor”.

“Ao longo dos anos, Airbus e LATAM cresceram juntas e hoje são parceiras no dinâmico mercado de aviação na América Latina. Por este motivo estamos especialmente orgulhosos pelo fato de que o primeiro A320neo nas Américas voará com a identidade LATAM”, afirma Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus. “Temos certeza de que esta aeronave complementará sua frota atual e aumentará seu sucesso na região”.

Incorporando as mais recentes tecnologias, a família A320neo inclui motores de nova geração e dispositivos Sharklet na ponta das asas, que, juntos, permitem mais de 15 por cento em economia de combustível desde o início da operação e 20 por cento até 2020.

A família A320neo é a linha de produtos de corredor único mais vendida no mundo, com mais de 4,6 mil pedidos de 85 clientes desde seu lançamento em 2010, capturando quase 60 por cento de fatia de mercado. Graças à cabine mais larga, todos os membros da família A320neo oferecem conforto incomparável em todas as classes e assentos com 18 polegadas de largura como padrão na classe econômica. Incluindo a entrega de hoje para a LATAM, 16 aeronaves A320neo foram entregues para cinco clientes. Confira abaixo um infográfico sobre a aeronave:

A320neo LATAM infografico

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

19 Comments:

  1. GABRIEL RAMOS RODRIGUES

    Vi o A320Neo decolar agora pouco pelo Flight radar

  2. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  3. Vai ser vôo non stop até CNF?

  4. Pq o ícone dele TÁ diferente do formato de uma silhueta do a320 ?

  5. A segunda aeronave da encomenda já está em produção?

  6. um “raio de luz” cortando os céus

Comente