Airbus entrega primeiro A320neo para a Lufthansa

Da esquerda para a direita: Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus, Carsten Spohr, Chairman do  Board Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG e Robert Leduc, Presidente da Pratt & Whitney

Da esquerda para a direita: Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus, Carsten Spohr, Chairman do Board Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG e Robert Leduc, Presidente da Pratt & Whitney

O Lufthansa Group, maior cliente e operador de aeronaves da Airbus, recebeu ontem (21/1) o primeiro A320neo, a aeronave de corredor único mais vendida e mais eficiente em consumo de combustível do mundo, marcando uma nova era na história da aviação comercial.

Equipado com a mais nova tecnologia em motores Pratt & Whitney PurePower ® Geared Turbofan™, o A320neo estabelece um padrão ainda maior em eficiência, redução de emissões, barulho e um consumo de combustível 15 por cento menor em comparação à geração de aeronaves atual, desde o primeiro dia de operação, e até 20 por cento em 2020.

“Estamos felizes em nos tornar a primeira companhia aérea a receber o A320neo. Com as novas tecnologias da Airbus e a da Pratt & Whitney, o A320neo é de longe o mais eficiente e mais silencioso avião para voos de curta e média distância. Com menor consumo de combustível e consequentemente menores emissões de CO2, o A320 tem claramente uma performance ambiental superior. Além disso, a nova tecnologia de motores faz com que o avião seja consideravelmente mais silencioso. Como resultado, encomendamos um total de 116 aeronaves deste tipo para as companhias aéreas do Lufthansa Group”, comenta Carsten Spohr, Chairman do board executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG.

Celebrando a entrega do primeiro A320neo para a Lufthansa. Da esquerda para a direita: David Hess, EVP e Chief Customer Officer, Aerospace da United Technologies, Robert Leduc, Presidente da Pratt & Whitney, Carsten Spohr, Chairman do Board Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG, Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus, e Klaus Roewe, SVP e Head do Programa da Família A320 da Airbus.

Novos motores PW1100G permite que o A320neo seja 15% mais ecônomico que a geração anterior

Novos motores PW1100G permitem que o A320neo seja 15% mais ecônomico que a geração anterior

“Hoje, provamos mais uma vez que, como uma companhia de aviação, somos pioneiros no desenvolvimento e introdução de tecnologias inovadoras. Somente neste ano, o Lufthansa Group receberá um total de 52 novos aviões, um número que não recebemos há anos, conclui Spohr.

“A Pratt & Whitney parabeniza a Lufthansa como o cliente de lançamento do A320neo, equipado com os motores PW1100G-JM”, afirma Robert Leduc, presidente da Pratt & Whitney. “A Airbus e a Lufthansa têm sido clientes importantes para a Pratt & Whitney por muitos anos. Com a reduções de ruído, queima de combustível e emissões sem precedentes do A320neo, estou confiante de que essa relação comercial continuará um sucesso ainda por muitos anos”, acrescenta o executivo.

“Entregar o primeiro A320neo para uma companhia aérea líder mundial e uma cliente antiga da Airbus, faz com que este seja um dia realmente especial dia para todos na Airbus”, diz Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus. “Essa ocasião marca um novo passo em direção ao nosso compromisso de atender aos objetivos da indústria para uma aviação sustentável. O A320neo incorpora toda a paixão e comprometimento da Airbus para entregar o valor máximo e eficiência para nossos clientes por meio de inovações contínuas” finaliza Brégier.

A Família A320neo incorpora as últimas tecnologias, incluindo a nova geração de motores e Sharkles, dispositivos aerodinâmicos de ponta de asas. Com quase 4.500 encomendas de quase 80 clientes desde o seu lançamento em 2010, a Família A320neo já obtém cerca de 60 por cento do mercado.

No último ano, a Lufthansa celebrou o seu 60º aniversário, tendo iniciado suas operações em 1955. Neste período, as encomendas da Airbus para o Lufthansa Group alcançaram um total de 582 aeronaves, incluindo 386 da Família A320, dos quais 116 são NEOs (71 A320neos e 45 A321neo). A gama completa de aeronaves wide-body da Airbus tem sido ou será parte da frota da Lufthansa, desde os inovadores A300/A310 até o icônico A380 (14 em serviço), e do versátil A330 até o moderno e extra confortável A350 XWB (25 pedidos firmes).

20150107091620

Até o final de 2016 está prevista a chegada do modelo para a Azul, que será operadora do A320neo juntamente com a TAM e Avianca no mercado nacional. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.
  • Quando começam as entregas do A320neo para Tam, Azul e Avianca??

  • Gustavo Amacio

  • O que o Neo tem de diferente dos outros?

    • O destaque fica pela motorização nova e os sharklets que já foram adaptados nos últimos 2 anos na geração anterior, também tem melhoras na aerodinâmica, redução de peso e uma cabine mais espaçosa para os passageiros. Todas essas melhorias resultaram em aumento de 900km no alcance e 20 passageiros a mais na configuração máxima.

    • Aeroin Brasil obrigado

  • O que o Neo tem de diferente dos outros?

    • O destaque fica pela motorização nova e os sharklets que já foram adaptados nos últimos 2 anos na geração anterior, também tem melhoras na aerodinâmica, redução de peso e uma cabine mais espaçosa para os passageiros. Todas essas melhorias resultaram em aumento de 900km no alcance e 20 passageiros a mais na configuração máxima.

    • Aeroin Brasil obrigado

  • Adriel Matos

  • NEO é coisa de primeiro mundo mesmo