Airbus Group patrocina equipe vencedora do Aerodesign Brasil.

airbus-aerodesign-usp-01

A equipe de alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), patrocinada pelo Airbus Group, venceu a 18ª edição do SAE-Brasil Aerodesign Competition, que aconteceu de 3 a 6 de novembro, em São José dos Campos (SP). A equipe EESC-USP ganhou nas categorias Advanced e Regular e agora avançará para competir nos Estados Unidos contra outras equipes de universidades em todo o mundo. O Grupo Airbus, líder mundial em serviços aeroespaciais e de defesa, patrocina a equipe Aerodesign EESC-USP desde 2014.

“Nós estávamos confiantes, porque trabalhamos duro para essa competição. Todo o suporte que recebemos da nossa universidade, família e do Airbus Group foram essenciais para conquistar essa vitória”, disse Lorhan Machado, membro da equipe EESC-USP Aerodesign.

“Para o Airbus Group é muito gratificante encorajar o desenvolvimento da ciência nesses jovens, que são apaixonados pelo que fazem e assumem o desafio tão seriamente ano após ano em todas as fases da competição. Muito do que eles implementam nesses pequenos aviões podem se tornar projetos maiores que transformarão a indústria no futuro”, disse Bruno Gallard, Diretor do Airbus Group Brazil.

A equipe EESC-USP Aerodesign é composta por 40 estudantes de engenharia aeronáutica de todas as turmas da Escola de Engenharia de São Carlos. Este ano, a equipe competiu com as aeronaves Alpha, Bravo e Charlie nas categorias Regular, Micro e Advanced, respectivamente. Cada categoria avaliou o design da aeronave e o desempenho do voo. O time de São Carlos já projetou mais de 50 aeronaves ao longo de sua participação em várias competições SAE, permitindo aos alunos aplicar de forma tangível conhecimentos práticos e conceitos técnicos obtidos em sala de aula.

A equipe de Aerodesign do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) foi fundada em 1998 e é a equipe com maior número de vitórias do mundo, com 12 títulos nacionais e cinco títulos internacionais. A equipe também foi a primeira equipe brasileira a conquistar o Troféu Embraer do Projeto Excelência, que valoriza boas práticas de engenharia e recompensa projetos que se destacam por seu caráter simples e inovador.

A SAE – Brasil Aerodesign Competition é uma competição cujo objetivo é a difusão e o intercâmbio de conhecimentos e técnicas de engenharia aeronáutica. Ao participar desta competição, o aluno está envolvido no desenvolvimento de projetos aeronáuticos reais, trabalhando em design, construção e performance.

Aeronave da equipe EESC-USP Alpha, campeã da classe Regular.

Aeronave da equipe EESC-USP Alpha, campeã da classe Regular.

image004

Aeronave da equipe EESC-USP Charlie, campeã da Classe Advanced.

Aeronave da equipe EESC-USP Charlie, campeã da Classe Advanced.

Aeronave da equipe EESC-USP Charlie, campeã da Classe Advanced.

Aeronave da equipe EESC-USP Charlie, campeã da Classe Advanced.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

Um Comentário:

  1. Que legal!! Além de ganharmos (o que já foi muito bom), sermos reconhecidos por isso é muito gratificante!! Todo esforço valeu a pena!! Obrigado por me marcar na notícia, Márcio! Abraços!!

Comente