Airbus prestes a fechar mega encomenda à Iran Air.

a380_1024

O Departamento do Tesourou americano emitiu uma licença permitindo que a Airbus siga com a venda de 106 aeronaves à Iran Air. A licença é necessária já que mais de 10% dos componentes das aeronaves são feitos com peças americanas.

A decisão segue o plano do governo Obama de suspender o embargo ao Irã. Com a autorização para o pedido inicial, as negociações devem prosseguir e espera-se que as entregas comecem em Julho do próximo ano.

Fontes na Airbus apontam para uma das maiores encomendas já recebidas da companhia, com 21 A320, 24 A320neo, 27 A330, 18 A330neo, 16 A350-1000 e 12 A380-800. Somadas, as encomendas podem chegar ao íncrivel valor de $25 bilhões de dólares americanos.

A ATR, que é 50% controlada pelo Grupo Airbus, também receberia a encomenda de 20 aeronaves ATR 72-600, assim como a Boeing, com possíveis encomendas de 108 jatos dos modelos 777, 737NG, 777X e 737 MAX.

Adaptado da Reuters.

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

19 Comments:

  1. blz, e quem vai viajar para o ira??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Não só da Airbus como da Boeing. Os 747-8 que iriam pra Transaero estão no meio…

  3. Nao sei se seria uma boa ideia .encomendar o 380 nesse momento

    • Encomenda de aeronaves se pensa a longo prazo e não a curto

    • O problema e esse prazo ..ja tem data pra começar .dia primeiro de janeiro .e vai dura qatro anos ..esse aviao apesar achar lindo .top ..nao e sucesso. Tirando emiretes que operar com grande contidade.as outros que comprou .uns se arrependeu .uns tava vendendo os seus com mesno seis ano de uso .a singapore que tem os seus atraves de locaçao.ta devolvendo .e pra iran e pior ainda com vitoria trump.logo e um aviao pra cruzar oceanos rotas longos .e aviao que mercado maior e oriente medio para EUA .europa para EUA.nao e aviao voar em paises dentro da europa .e se trump vetar ou dificultar a ida mulcumanos la .a iran perde muito mercado para esse aviao

    • Edson Lima Oliveira “locação ” …sei…”não é sucesso”..sei…para o Iran é pior ainda com a vitória de Trump…sei…

  4. Da onde brotou tanto dinheiro assim?! Por que até então só voava antiguidade.
    Eles e a Air Koryo não sei quem tava com aviões mais velhos,coitados dos PAX.

Comente