Americano vence na estreia do Mundial de Corrida Aérea na Rússia

Kirby Chambliss faz a volta da vitória

Neste domingo (23), a Rússia, recebeu, pela primeira vez, uma etapa do Red Bull Air Race, praticamente um ano antes da Copa do Mundo 2018. Em uma das futuras cidades-sede do maior evento de futebol do mundo, Kazan, o americano Kirby Chambliss voltou ao lugar mais alto do pódio apenas três semanas depois de vencer a última etapa do campeonato, realizada em Budapeste (HUN). O canadense Pete McLeod chegou em segundo, seguido pelo americano Michael Goulian.




As condições climáticas estavam complicadas – embora isso não tenha impedido que 90 mil pessoas fossem assistir à corrida durante o final de semana – e com certeza impactaram nos resultados finais da prova, deixando a disputa pelo título mundial ainda mais em aberto, já que os primeiros colocados do ranking geral até então não chegaram ao pódio. O japonês Yoshihide Muroya, o tcheco Martin Sonka e o alemão Matthias Dolderer, favoritos ao título, foram eliminados no Round de 14, que aconteceu debaixo de chuva.

Primeiro a competir na final, com quatro pilotos, Chambliss marcou um tempo de 58.738 segundos, apenas 0.747 à frente de McLeod, que foi penalizado com dois segundos depois de acertar um dos obstáculos. Esse foi o terceiro pódio de McLeod na temporada 2017 e o primeiro pódio de Goulian em oito anos. Com a segunda vitória consecutiva na temporada, Chambliss agora lidera a classificação geral pela primeira vez desde 2006. Ainda assim, a disputa segue acirrada, porque o americano tem apenas um ponto a mais que Muroya e Sonka e três últimas provas pela frente.

Espanhol Juan Velarde ficou em 5º

“Voar limpo é o segredo e é isso que estou tentando fazer”, afirmou Chambliss. “O começo da temporada não foi fácil para mim, mas decidi olhar e estudar uma prova por vez, porque se continuar vencendo as corridas, levarei o título mundial. Foi tudo incrível aqui na Rússia”, completou.

Na Challenger Class, categoria de acesso do Mundial, o chinês Kenny Chiang levou a melhor, com um resultado inédito para a China no campeonato. Ainda restam três etapas para que o campeão mundial de 2017 seja definido. A próxima corrida acontece em Porto, Portugal, nos dias 2 e 3 de setembro.

Confira os resultados do Red Bull Air Race Rússia:

Master Class

1. Kirby Chambliss (USA); 2. Pete McLeod (CAN); 3. Michael Goulian (USA); 4. Petr Kopfstein (CZE); 5. Juan Velarde (ESP); 6. Matt Hall (AUS); 7. François Le Vot (FRA); 8. Cristian Bolton (CHI); 9. Martin Sonka (CZE); 10. Matthias Dolderer (GER); 11. Nicolas Ivanoff (FRA); 12. Mikael Brageot (FRA); 13. Yoshihide Muroya (JPN); 14. Peter Podlunšek (SLO)

Challenger Class

1. Kenny Chiang (CHN); 2. Baptiste Vignes (FRA); 3. Kevin Coleman (USA); 4. Mélanie Astles (FRA); 5. Ben Murphy (GBR); 6. Daniel Ryfa (SWE);

Pela Assessoria de Imprensa da Red Bull

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.