Antonov An-225: confira mais detalhes sobre sua chegada ao Brasil.

antonov-an-225-vcp-16111404

Como já amplamente divulgado ao longo do dia de hoje nas redes sociais, o Antonov An-225 Mriya, o maior avião em operação no mundo, chegou hoje ao Brasil. Trazemos agora mais alguns detalhes e imagens sobre sua passagem por Viracopos, assim como também o faremos ao longo da noite de hoje e do dia de amanhã com a passagem pelo GRU Airport.

De acordo com Marcelo Mota, diretor de operações do aeroporto de Viracopos, essa conquista coloca o aeroporto como uma das referências estratégicas no Brasil: “A logística da Fórmula 1, a passagem do Antonov, turnê de bandas internacionais, tudo em um só dia. Isso representa onde chegamos com obras de melhorias em infraestrutura e investimentos, como o do novo terminal de passageiros.”

Mota também destacou as peculiaridades de se receber um avião tão especial como o Antonov 225: “Precisamos remover toda a sinalização vertical que fica nas laterais da pista para evitar que o jet blast, o jato de ar das turbinas, pudesse arrancá-las e causar danos à aeronave. Além disso, todas as operações do aeroporto foram paralisadas no momento da chegada da aeronave para proporcionar maior segurança.”

Marcelo Mota, diretor de operações de Viracopos, em entrevista na manhã de hoje.

Marcelo Mota, diretor de operações de Viracopos, em entrevista na manhã de hoje.

E para celebrar esse importante dia para o aeroporto de Campinas-SP, a equipe de Comunicação e Marketing de Viracopos reuniu dezenas de entusiastas, além de diversos veículos de imprensa, para um spotter day especial. Quem esteve presente pôde acompanhar, a poucos metros da pista de pousos e decolagens, não apenas a chegada do Antonov An-225, mas também a chegada do 747-8F da Air Bridge Cargo, que veio buscar parte equipamentos da Fórmula 1 que passam a deixar o país a partir de hoje.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.