Antonov An-225 em voo rumo a Viracopos. Acompanhe no radar!

antonov-an-225-adb300f

Encontra-se em voo rumo ao Brasil o Antonov An-225 Mriya. A aeronave mais aguardada do ano deve pousar em Viracopos, na cidade de Campinas-SP, por volta das 11h00. Centenas de pessoas devem se deslocar para os arredores do aeroporto nas primeiras horas do dia para conferir de perto o primeiro pouso do maior avião comercial do mundo em VCP. Também será possível assistir à transmissão ao vivo da Aeroportos Brasil Viracopos na página oficial no Facebook. O voo ADB300F pode ser acompanhado no FlightRadar24 clicando aqui.

A aeronave já havia passado pelo Brasil em 2010, porém naquela ocasião sua operação ficou restrita apenas ao aeroporto de Guarulhos. Dessa vez, além da estreia em Campinas, o Antonov retorna ao GRUairport na noite dessa segunda-feira (14), com pouso previsto para 23h00. A decolagem ocorre às 08h05 da manhã de terça-feira (15).

A jornada do Antonov An-225 começou em sua base em Kiev, na Ucrânia, na última quinta-feira (10), passando em Leipzig, na Alemanha ainda na mesma quinta-feira. Após enfrentar uma pane de motor no aeroporto alemão, decolou no sábado (12) para a Islândia, passando na sequência por Goose Bay (Canadá) e Houston (EUA). A operação se encerra nessa terça-feira em Santiago, no Chile, onde será entregue o gerador de energia de 150 toneladas, a segunda mais pesada carga aérea da história da aviação.

AN 225 4

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.