Antonov An-225 no GRU Airport: Novas informações.

Antonov An-225 Mriya 16111502

O maior avião do mundo, o Antonov An-225, chegou no final da noite de Segunda ao GRU Airport. A sua delicada operação de carregamento sofreu atrasos e agora a aeronave irá decolar a noite para Santiago do Chile.

Aparentemente os trilhos que serão usados para rolar a carga para dentro da aeronave não estavam perfeitamente alinhados com a mesma, sendo necessário mudanças. Com este atraso, a previsão de decolagem do An-225 é para as 19h30, mas ainda pode haver alteração nesse horário, pois já comenta-se até mesmo em decolagem somente às 22h.

Neste exato momento a carga já foi carregada e são feitos os últimos ajustes para fechamento da porta de nariz da aeronave, que irá decolar com 182 toneladas a bordo para o Chile. Essa é a carga mais pesada transportada por um avião nas Américas, e a segunda maior no mundo.

O gigante também é esperado no Chile

O Antonov também é muito esperado na capital chilena, onde está prevista a chegada às 22h no horário local. Anteriormente foi programado um evento para os spotters acompanharem a chegada da aeronave, mas devido ao atraso o evento se transformou no segundo Spotter Day de Santiago, e ainda sim os spotters foram autorizados a acompanhar do pátio a chegada da aeronave durante a noite.

O transformador fabricado pela ABB pesa 150 toneladas, e o seu suporte embarcado em Viracopos, 32 toneladas. A carga será entregue à companhia energética chilena Colbún, que irá utilizar para prover energia a uma cidade na região metropolitana de Santiago. O transformador tem capacidade para atender uma cidade de até 200 mil habitantes.

Enquanto a decolagem não ocorre, confira abaixo uma galeria de imagens de diversos ângulos da operação de carregamento da aeronave no GRU Airport:

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.