Antonov An-225 sofre pane em seu deslocamento ao Brasil.

antonov-an-225-primeira-visita-gru-foto-antonov

An-225 em aproximação final no GRU Airport durante sua primeira visita em 2010. Foto: Antonov.

O Antonov An-225 Mriya, maior avião comercial em operação no mundo, sofreu uma pane na tarde de ontem (10) durante seu deslocamento ao Brasil. Após encerrar, em Leipzig, na Alemanha, o primeiro voo das diversas etapas da rota desde Kiev, na Ucrânia, até Viracopos e Guarulhos, o gigante cargueiro foi flagrado em solo emitindo uma grande labareda a partir de seu motor número dois.

Segundo informações da própria Antonov, o problema teve origem na falha de uma válvula (cutoff valve) que levou à ocorrência de emissão do fogo que pode ser visto no vídeo abaixo. Ainda segundo a empresa, o motor foi inspecionado e considerado em condições de permanecer em serviço.

Por enquanto não há indícios de que a pane venha a afetar a programação de pousos e decolagens nos dois aeroportos brasileiros, nos dias 14 e 15 de novembro, já que não há pedido de alteração dos horários aprovados pelas autoridades brasileiras. Porém a aeronave não realizou na tarde de hoje a etapa entre Leipzig e a Islândia, prevista para ocorrer às 18h00 no horário local (15h00 de Brasília).

Sabe-se também que a aprovação inicial da autoridade chilena para operação do Antonov An-225 Mriya em Iquique foi cancelada por falta de condições seguras para receber o Antonov naquele aeroporto. Portanto, a origem da etapa que termina em Viracopos agora é desconhecida. Viria a aeronave direto da Alemanha ao Brasil diante dos imprevistos enfrentados?

Permaneceremos acompanhando a situação e divulgaremos novas informações assim que surgirem.

 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

63 Comments:

  1. Guilherme Machado Tavares Tavares xiiiii

  2. Já saiu divulgação dizendo que era apenas labareda de combustível após o pouso na Alemanha e que após inspeção concluíram não ter havido danos….

    CARA… JÁ ESTOU CANSADO DE TANTO DIZ QUE ME DIZ SOBRE O ANTONOV…

  3. Ele teve so probleminha na valvula de combustivel.e ja foi resolvido ..o problema e que o orgao que organiza o trafego aero do chile recusou a operacao dele em iosque.ai eles nao sabe se vem direto .

    • Exatamente !!! Foi isso que eu li… aí o Povo Brasileiro fica criando polêmica e boataria que fica até parecendo Teoria da Conspiração…

    • Edson, como foi informado no texto, a Antonov disse que a aeronave está pronta para operações futuras, sem especificar quais delas. O DGAC do Chile não autorizou a operação em Iquique devido as condições da pista, são ocasiões diferentes, publicamos as informações oficiais e que podem ter efeito direto na operação do mesmo no Brasil.

    • Eu ja vi gente falando que o aviao pegou fogo. O povo kkkk
      Agora uma teoria minha um hipotese eu elaborei ..se ele vinha da alemanha carregado para iosque .dai ela daria um pulo no brasil para buscar transformador ..e logo ele nao vira a iosque .e carga sera trazida por dois an124. E compensativo ele vim fazio so fazer esse frete .nao compensava mais ele nao vim e levar esse transdormador por terra .

      • luiz donizeti lucatti

        Este transporte só pode ser fieto por via aerea ou maritima, Grande carretas com cargas como essa não consegue transpor a cordilheira dos Andes devido as curvas..

    • Edson Lima Oliveira não sei mas talvez o contrato de transporte estabeleça uma multa milionária caso o transporte não seja feito.
      Daí, para a transportadora talvez seja menos prejuízo o vôo vazio do que pagar a multa.

  4. Ok. se esta aeronave cair…acabou antonov 🙁

  5. Roberto Luiz Stefano Ana Maria Stefano

  6. Se este avião não chegar aqui, minha vida nunca mais será a mesma…

  7. disseram que dois An124 seguiu com a carga para a Islândia e com o cancelamento em Iquique ele viria direto para Campinas.Lembrando que a Antonov publicou que a aeronave está pronta para o próximo voo.

  8. Lembrando que, se esse avião cair, será a maior taxa de acidentes já registrado no mundo específico de um modelo…
    100% da frota

  9. Savio Costa Tiago URSS Mind

    > Vamos criar o maio avião do mundo,
    > Não vamos conseguir fazer mais que um por ser caro praporra
    > Vamos fazer algo bem defeituoso.

  10. Se este avião cair coisa que tenho certeza que não acontecerá, lembrem que em alguns anos teremos um maninho dele por aí.

  11. Eu vi o vídeo dele onde o motor deu umas cuspidinhas de fogo mas acho que tiraram do ar não acho mais.

  12. Vem ou não vem? Sobe ou não sobe

  13. O Hotel Matiz Guarulhos é o único que dá acesso e vista para a pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Quem quiser vê-lo pousando, fica a dica de um ótimo local! http://www.hotelariabrasil.com.br

  14. Em campinas está previsto para pousar na 15 ou 33 ou dependerá das condições no momento ? Alguém pode confirmar ?

  15. Li em um lugar uma vez: – Cargueiros são imprevisíveis! Concordo plenamente!

  16. Imagina se tivesse comprado as passagens e ele vir em outro dia ahahahs

  17. ADMs da Aeroin e curtidores o An225 irá decolar as 14:00 horário local na Alemanha para a Islândia.

  18. Como vem para o Brasil se esqueceram de o abastecer com uma caipirinha kkkk

  19. No momento o antonov está em voo, indo para Islândia, distante um pouco das ilhas faroe.

Comente