As matérias mais lidas de 2016.

Grandes surpresas para a aviação brasileira marcaram 2016

Selecionamos para vocês as matérias, reportagens e as notícias que mais bombaram no AEROIN em 2016. Foi um ano de grandes novidades, como o início das operações do A350XWB no Brasil, a aparição do Antonov An-225 e a visita do 747 Ed Force One. Confira os destaques!

 

10. Primeiro voo comercial do A380 para o Rio de Janeiro.

Em 22 de agosto, às 20h05, o primeiro voo comercial do A380 aterrissou no RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim. O voo da Air France entre Paris e o Rio de Janeiro foi especialmente programado em razão das Olimpíadas de Verão Rio 2016. A marca foi comemorada pelo aeroporto em uma saudação com jatos de água na chegada da aeronave. O aeroporto ingressa na lista dos 230 aeroportos compatíveis com o A380 em todo o mundo.

 

09. TAM aposenta o Airbus A330-200, aeronave de importância histórica.

Aterrissou no dia 4 de Abril de 2016, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o último voo comercial de uma aeronave Airbus A330-200 da TAM. O voo foi operado pelo PT-MVQ, que realizou a rota Cidade do México – São Paulo.

A aeronave tem uma importância histórica para a companhia, sobretudo por ter garantido por muitos anos a expansão e consolidação da presença da TAM no mercado internacional de aviação.

 

 

 

08. Não pode ser apagada: veja como é transportada a chama Olímpica no avião.

Foi o ano olímpico, e ser sede de uma Olímpiada, seja de verão ou de inverno, é um grande desafio para qualquer cidade. São alojamentos para os atletas, arenas para competição, obras de mobilidade, hotéis para os turistas; um verdadeiro pesadelo logístico.

Mas uma das partes mais complicadas fica oculta e longe da cidade-sede. Lembremo-nos que, pela tradição, a Tocha Olímpica, o símbolo maior dos Jogos Olímpicos, é acesa em Olímpia pela luz do Sol, com auxílio de um espelho parabólico, e tem que ser transportada sem apagar até o país dos jogos.

 

07. Conheça o interior do A320neo da AZUL Linhas Aéreas Brasileiras.

Como foi um ano especial para a AZUL Linhas Aéreas Brasileiras, que inaugura uma nova etapa em sua composição de frota doméstica, compartilhamos com vocês algumas fotos que recebemos diretamente de Toulouse, na França, e que mostram o interior do novo Airbus A320neo, matriculado PR-YRA e batizado de “Vida Azul”.

 

 

 

 

06. Conheça o avião de luxo da brasileira LATITUDES e veja seu próximo roteiro.

Uma viagem de volta ao mundo, feita em uma aeronave privativa e com direito a especialistas e historiadores a bordo, tudo para assegurar uma viagem tranquila, prazerosa e de muito conhecimento. Essa é a proposta da LATITUDES com seu projeto Private Jet Expedition.

 

05. Pai baliza último voo de seu filho, comandante da KLM.

O Aeroporto de Amsterdã-Schiphol, em parceria com a Air France-KLM, realizou uma bela ação para receber o veterano comandante, Derk Somson, que cumpria seu último voo comercial pela companhia.

O Boeing 777 que encerrou a carreira de Derk, após um pouso suave na pista 16 do Aeroporto de Amsterdã, foi escoltado e recebido com batismo na entrada do pátio para um momento inesquecível que marejou os olhos de todos: o marshall (balizador), responsável por estacionar a aeronave, era seu próprio pai, com quem teve o prazer de dividir a cabine de comando em algumas oportunidades durante a trajetória na KLM.

 

04. Milhares de pessoas assistem à chegada do Ed Force One em Guarulhos.

O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo recebeu no dia 25 de Março, às 17h15, o Ed Force One, o Boeing 747-400 da banda Iron Maiden. Fizemos a cobertura em tempo real com informações sobre como acompanhar a chegada e permanência da aeronave no aeroporto.

 

03. Os 10 “jatinhos” mais VIPs do mundo.

Anos atrás, ninguém poderia imaginar que um empresário voaria num avião de porte comercial só dele. Agora, em pleno século XXI, máquinas voadoras que podem levar até 530 passageiros são usadas para transportar um indivíduo e seus convidados.

Listamos dez dos aviões executivos mais VIPs do planeta.

 

02. Como é voar no Airbus A350 XWB da TAM.

Fizemos o primeiro voo doméstico da aeronave no Brasil com um flight resport completo.

Dizem que a primeira impressão é a que fica. À primeira vista, é possível notar as linhas diferenciadas do design da aeronave. O bico (tecnicamente chamado de “radome”) mais afinado e asas envergadas para trás criaram uma expectativa.

Na verdade, quando falamos que a aeronave mudaria o patamar dos voos internacionais da TAM, nos referíamos não apenas ao serviço de bordo, mas, principalmente à economia e eficiência operacional que a aeronave proporciona. Eficiência oriunda do seu novo design, do material mais leve com que a máquina é produzida e das novas tecnologias dos motores.

Quando embarcamos… que cheiro de novo! Deu para lembrar aquele momento em que você vai pegar seu carro ‘novinho’ na concessionária.

 

01. Antonov An-225 Mriya decola em sua rota rumo ao Brasil.

O Antonov An-225 Mriya decolou de sua terra natal Kiev, na Ucrânia, para mais uma série de voos ao longo do mês de Novembro, que incluíram o Brasil na proa do maior avião do mundo.

Trouxemos detalhes e imagens sobre sua passagem por Viracopos, assim como também o fizemos ao longo da noite e do dia com a passagem pelo GRU Airport.

 

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.

2 Comments:

Comente