Asa Brasil realiza 1ª reunião com Demonstradores e Organizadores de Show Aéreo.


Dando continuidade ao projeto ASA Brasil, iniciado no ano passado pela Força Aérea Brasileira e a Esquadrilha da Fumaça em parceria com diversos setores interessados no Show Aéreo no Brasil, foi realizado nesta última sexta-feira, 17 de março de 2017, a 1ª Reunião com Demonstradores e Organizadores de Show Aéreo.




Esta reunião preparatória para o evento ASA Brasil 2017 contou com a presença de alguns representantes do Show Aéreo, dentre eles: CBA (Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competição Aérea), ACRO (Associação Brasileira de Acrobacia Aérea), Esquadrilha CEU, CAB (Confederação de Aerodesporto Brasileiro), Esquadrilha Extreme e organizadores do International Brazil Air Show (IBAS).

Os temas tratados foram:

1) Criação de uma autoridade reguladora de Show Aéreo no Brasil.

Foi exposto pelos participantes a intenção de buscar uma aproximação com o sistema empregado nos Estados Unidos da América, gerenciado pelo ICAS (International Council of Air Shows). Está sendo mantido contato com aquela instituição no intuito de tentar viabilizar a criação de um “chapter” Brasil para o ICAS, aproveitando a expertise já adquirida neste modelo. O capítulo brasileiro, junto com a ANAC, poderia estabelecer as práticas necessárias para a execução do show aéreo no Brasil, desde a qualificação de pilotos até as normas para a organização dos eventos, por exemplo.

2) Regulamentação para aeronaves experimentais com fins comerciais em Show Aéreo.

Outro tema abordado nesta reunião, a falta de regulamentação da atividade comercial em Show Aéreo de aeronaves experimentais é vista como um impedimento ao desenvolvimento do setor. Para tentar sanar tal situação, ficou acordado o envio de uma proposta junto à ANAC para a regulamentação da atividade.




3) Reunião sobre o Tema: Show Aéreo no Brasil durante o IBAS.

A organização do IBAS informou que realizará uma próxima reunião sobre o tema “Show Aéreo no Brasil” no dia 31 de março às 14h30 na sala de reuniões do evento. Esta reunião tem a previsão de contar com membros da ANAC, a fim de discutir as principais demandas do setor.

4) Convenção ASA Brasil 2017.

A Esquadrilha da Fumaça apresentou a disposição de coordenar a 2ª Convenção para definição de Agenda de Show Aéreo, com previsão para acontecer a partir do dia 23 de novembro de 2017.

A organização do ASA Brasil convida todos os interessados no desenvolvimento do Show Aéreo no país a colaborarem com as discussões dos temas através doe-mail:asa@esquadrilhadafumaca.com.br

Informações pela Assessoria de Imprensa da Força Aérea Brasileira.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

Comente