Avianca Brasil é a primeira cliente do Airbus Smarter Fleet®.

12472641_1017725851649624_4032711737396717546_n
A Avianca Brasil tornou-se a primeira cliente da América do Sul a optar pela “Airbus Smarter Fleet Maintenance Mobility”. Esta solução digital oferecerá uma visão completa do status da aeronave e das atividades de manutenção em toda a companhia, além de proporcionar mais eficiência aos mecânicos através de dados técnicos e itens acionáveis em dispositivos móveis. Desta forma, a Avianca Brasil será beneficiada pela otimização da comunicação, tomada de decisões e economias significativas.

O contrato inclui a integração dos serviços de Maintenance Mobility ao sistema de informações da companhia, bem como a hospedagem do software e dos dados por um período de cinco anos.

A implementação será realizada passo-a-passo com especialistas da Airbus, que estarão trabalhando in loco com a Avianca Brasil para disseminar a integração e gerenciar a mudança gradualmente. A Avianca Brasil se tornou cliente da Airbus em 2010, e hoje opera 40 aeronaves da Família A320 e um avião de carga A330.

O serviço Maintenance Mobility é apenas um dos diversos serviços oferecidos na plataforma em nuvem Smarter Fleet, desenvolvida pela Airbus em parceria com a IBM. Smarter Fleet Maintenance Mobility é um aplicativo web, composto por uma página da web (para o supervisor); aplicativos (para os mecânicos); e sincronizado em nuvem (Plataforma Smarter Fleet).

O Maintenance Mobility permite que os mecânicos da companhia aérea tenham acesso a todas as informações técnicas que precisam por meio de tablets, otimizando a comunicação e a tomada de decisões e, ao mesmo tempo, economizando tempo durante paradas programadas nas operações da companhia aérea. Graças à integração com os sistemas de informação da companhia, a solução oferece aos supervisores de manutenção um monitoramento em tempo real da progressão das atividades de manutenção de cada aeronave e o status operacional. Também inclui um navegador e-Doc, que permite acesso ao Manual de Manutenção da Aeronave (Aircraft Maintenance Manual – AMM), ao Catálogo de Peças Ilustrado (Ilustrated Parts Catalogue – IPC) ou à Lista de Equipamentos Mínimos (Minimum Equipament List – MEL) a partir de um dispositivo móvel.

Frederico Pedreira, Presidente da Avianca Brasil afirma: “Nós, da Avianca Brasil, somos focados na satisfação dos clientes. Oferecemos serviços de alta qualidade e operamos em linha com os melhores padrões e práticas do setor. Somos movidos pela inovação. A implementação do Maintenance Mobility nos permitirá ir além, utilizando as tecnologias mais recentes disponíveis em comunicação de manutenção”.

Didier Lux, Diretor de Atendimento ao Cliente da Airbus, comenta: “A Airbus está, mais uma vez, fazendo uso dos dispositivos móveis, bem como da tecnologia em nuvem, para digitalizar as operações de manutenção”. Ele completa: “A Airbus ajudará a garantir que os mecânicos da Avianca Brasil tenham acesso direto às informações específicas que precisarem, além de otimizarem o tempo gasto entre a aeronave e o escritório”.

Com mais de mil aeronaves já vendidas e uma lista de pedidos de mais de 450, a Airbus possui mais de 600 aeronaves em operação em toda a América Latina e Caribe. Desde 1990, a Airbus tem garantido mais de 60 por cento dos pedidos líquidos na região, tendo triplicado sua frota em operação nos últimos 10 anos.

Por meio do “Services by Airbus”, a Airbus oferece soluções completas para todo o ciclo de vida das frotas de seus clientes. Seu portfólio inclui desde serviços independentes até as mais completas soluções integradas, dentre elas os pacotes Flight Hour & Tailored Support, atualizações, treinamentos, soluções eletrônicas, engenharia e manutenção, operações de voo Air Traffic Management e serviços de gestão de materiais. Juntas, estas soluções aumentam a competitividade das aeronaves ao adaptarem-se constantemente às necessidades dos clientes. Com mais de 40 anos de experiência no setor de aeronaves e uma rede mundial de mais de 2,5 mil profissionais, os clientes se beneficiam do conhecimento e dos recursos únicos da Airbus e suas empresas afiliadas.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *