Avianca Brasil e Avianca Holdings avançam em acordo de fusão.


Apesar de terem o mesmo dono (o grupo Sinergy), voarem com sob o mesmo nome, com a mesma pintura, de aproveitar sinergias e operar em acordo, Avianca Brasil e Avianca Holdings são duas empresas completamente independentes. Findo um período longo de preparação, as duas empresas avançam agora rumo à fusão de suas operações, que deixará a empresa ainda mais competitiva.




O movimento só não aconteceu antes, pois a empresa brasileira operou no prejuízo até há alguns anos e, naquele momento, juntar operações significaria contaminar os resultados positivos do restante do grupo, que opera fortemente em toda a América Latina. Com a operação brasileira estabilizada e com lucro bem próximo do ponto de equilíbrio em 2016, os executivos sentiram que chegou o momento.

A estimativa é de concluir o processo de fusão ainda no ano de 2017, após aprovação dos dois conselhos de administração e de uma assembléia de acionistas em NY, já que a Avianca Holdings possui capital aberto.

Em 2016, a Avianca Brasil transportou cerca de 9,5 milhões de passageiros e projeta 11 milhões para 2017, com melhoras econômicas e lançamentos de novas rotas, inclusive duas internacionais, para Miami (em junho) e Santiago (em Julho). A frota é de 48 aeronaves, atualmente. Por sua vez, a Avianca Holdings teve 29,5 milhões de passageiros transportados (3x mais que a brasileira), com uma frota de 102 aeronaves (2x maior que a Avianca BR).

Juntas, as empresas terão condições de unir forças e centralizar operações, reduzindo com processos, resultando em maiores lucros e uma aceleração do cumprimento do plano de negócios, que prevê novas rotas e aeronaves para o grupo. Assim, pelas informações que José Efromovich, presidente do Conselho de Administração da Avianca Brasil, deu a jornalistas, as reuniões do grupo de trabalho avançaram e essas sinergias podem estar implantadas ainda durante esse ano.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

39 Comments:

  1. Justo .. 2 cases de sucesso.. faz td sentido a união

  2. Vai ficar ainda melhor. A Avianca eh uma grande empresa e o tratamento dispensado aos passageiros eh excelente.

  3. Claramente a Avianca é a melhor do país. Espero que os brasileiros descubram a Avianca a cada dia mais. Sempre recomendo para os amigos.

    • é que a cobertura dela ainda nao é total por isso a azul e eseus avioes tem uma cobertura em praticamente todas as cidades do brasil pois usa uma aeronave para cada tipo de aeroporto,mas a empresa está expandindo tem planos de operar em confins e manaus,mesmo assim se nao comprar aeronaves como ejets e atr nao vai ser conhecida nacionalmente como a azul

    • E daí, Marcos Iran?
      Não falou coisa com coisa.
      A Avianca é disparado a melhor e ponto final.

    • Respondi a frase do colega que falou que a empresa não conhecida dos brasileiros e eu estou explicando o por que disso…que apesar de ser uma excelente empresa tao boa quanto a azul e mais barata a atuação dela ainda é pequena

    • Onde vc estuda?
      No terraço do SBNF?

    • Claro que a Avianca precisa expandir sua malha aérea, mas isso são negócios e deixo para os sócios rsrs eu só sei dizer que onde tem voos Avianca ela cumpre o que promete que é qualidade, excelentes serviços e conforto. Eu sou entusiasta da Avianca.

    • Concordo, Tom Oliveira.
      Só o especialista aí em cima acha que a Avianca não tem escala para ser considerada a melhor companhia do Brasil.

    • Na minha modesta opinião a Avianca já é a melhor do Brasil há alguns anos. O Marcos Iran não quis dizer que ela não tem condições de ser a melhor, pelo que entendi ele quis explicar a minha frase: ” espero que os brasileiros descubram a Avianca” eu disse isso referindo as pessoas optarem a voar no novo, tem gente que só sabe que existe a Gol e Latam por incrível que pareça, dai quando voam Avianca se apaixonam por tudo que a Avianca é. Tinha uma amigo que era louco pela Latam, eu sempre falando da um crédito pra Avianca, faz um voo com eles e tal. Hoje não larga mais a Avianca.

  4. Antes dos brasileiros descobrirem a Avianca, a Avianca tem que descobrir o Brasil, é injustificável que o Estado de Minas Gerais não esteja inserido na malha da compahia, nenhuma cidade mineira recebe voo da Avianca, sequer a capital – Belo Horizonte.

    A única cia que descobriu o Brasil, chama-se Azul Linhas Aéreas Brasileiras que opera em cidades onde Avianca Brasil – LATAM Airlines e GOL Linhas Aéreas Inteligentes ignora.

    Reitero que a não vejo a AZUL como a melhor do Brasil, só estou tentando mostrar que a Avianca segue o mesmo caminho das outras.

    Por exemplo, a AZUL voou por número máximo de cidades no Brasil para depois consolidar o mercado Internacional que é um sucesso.
    Já a Avianca ….

    Que pena

    • Empresa aérea nao é empresa de ônibus. Voam pra onde tem lucro e mercado, simples assim!

    • Lianderson Rodrigues – Minas Gerais é o terceiro estado em economia do país, o terminal de Belo Horizonte movimenta 12 milhões/px ano, tanto é que a AZUL fez dele seu segundo HUB atrás de Campinas. A Gol aposta em Minas Gerais e oferta voos diretos para a maior parte das capitais e cidades mais procuradas como Porto Seguro, Campinas e/ou Carajás/PA, além de uma frequência Internacional para Buenos Aires e ainda opera um Uberlândia, Montes Claros é Juiz de Fora.

      A LATAM liga Belo Horizonte as principais capitais com seus maiores equipamentos domésticos, A321 e A320 e ainda opera em Uberlândia

      Ainda diariamente Belo Horizonte recebe o B767 da AA, A340 da TAP e é um B737 -8 da Copa com vôos internacionais para Miami, Lisboa e Cidade do Panamá respectivamente.

      A AZUL opera em Belo Horizonte, inclusive um voo Internacional diário para Buenos Aires, Ipatinga, Montes Claros, Gov Valadares, Juiz de Fora, Divinópolis, Uberaba, Uberlândia, Araxá e Varginha em muitas dessas cidades sem concorrência e com média de 85% de ocupação em voos caríssimos.

      E Voce vem dizer que a Avianca só voa para onde dar lucro ?

      Penso que por exemplo, Guarulhos – Foz do Iguaçu não é tão rentável como um Guarulhos x Ipatinga, pois GRU x IPN nenhuma outra cia oferta, já GRU x IGU, tem LATAM com A321, GOL com B737 -8 e Azul com A320. A probabilidade de voo cheio vai para quem ?

      Ne ?

      • Em 16/12/2015 quando viajei no voo JJ3326 GRU-CNF num Airbus A321, pelos meus cálculos de ocupação eliminando as poltronas não ocupadas, estimo que tinha uns 210 passageiros no Avião que eu até pensei assim: “tem que ser um A321 mesmo pra aguentar a demanda dessa rota.”

      • Concordo que a Avianca precisa voar para mais destinos mas, como a matéria diz, a fusão não aconteceu antes porque a empresa brasileira não estava apresentando lucro e não seria inteligente contaminar os bom resultados do grupo. No passado, a Avianca Brasil quase foi a falência e isso fez com que repensassem a frota diversificada que tinham com seis modelos diferentes e que elevavam os custos com treinamento de tripulantes e mecânicos bem como manutenção, daí a introdução dos fokker 100, e demissão de aproximadamente 800 funcionários. A partir de então, adotaram uma postura um pouco mais conservadora. Não que o mercado mineiro não seja rentável mas, acredito que, para que a empresa apresentasse lucro de forma mais rápida, concentrou suas atividades no nordeste tendo em vista ser um mercado de resposta rápida aos cofres da empresa o que de com que essa fusão acontecesse mais rápido. Não desmerecendo Minas que aliás tem inúmeros encantos e atrativos mas azul estabeleceu seu hub fortemente por causa da fusão com a Trip uma vez que esta já tinha um hub estabelecido neste estado e, vendo as inúmeras potencialidades do local incrementou voos e negócios voltados ao belíssimo estado mineiro. Esperamos que essa fusão traga sinergias inúmeras a divisão brasileira e que a avianca possa estar presente em todos os estados do Brasil, quem so tem a ganhar com isso somos nós os brasileiros, com almento de oferta, voos acirrando a competitividade e com redução de preços e melhores serviços, é o que esperamos.

    • o seu comentário é quase igual ao meu acima mas no meu caso eu expliquei melhor é que azul é mais conhecida pois cobre mais cidades no Brasil,justamente por ter aeronaves que possibilitem isso com os ejets e atr

    • Deividy Gonçalves 320 AZUL EM IGU ta viajando ela opera com o 195

    • Eu acho que Confins só tem o movimento que tem por causa da Azul, a escolha de Confins foi estratégia de mercado, e não demanda, colocando um Hub em Confins a Azul não iria concorrer diretamente com as grandes do mercado, a concorrência seria bem mais acirrada se a azul tivesse escolhido BSB ou GRU como é de praxe, mais ela foi estrategista, Viracopos por exemplo, oque era Viracopos antes da Azul? Hoje aquele Aeroporto é dela, mesmo Confins sendo Hub, a BH AIRPORT ainda sofre com prejuízos pela ociosidade do terminal de passageiros,e comprou um briga com a Infraero que queria reabrir Pampulha, a grande maioria de paxs que CNF recebe é em conexão e não diretamente a Cnf propriamente, a instalação de bases demanda dinheiro e investimentos ( são funcionários, técnicos, operadores de rampa, contratos de áreas operacionais e áreas comerciais com a operadora do aeroporto) nesse cenário desfavorável a aviação tem rotas e lugares que não tem como arriscar, a Avianca tá crescendo, de forma sutil, assim como a azul, que era sempre quieta, e de repente agora avançou frente as duas maiores com força, e hoje já passa LATAM e GOL em números de voos por dia em território nacional

  5. A Avianca precisa chegar em mais cidades do Brasil.

  6. Demorô! OBS: ver o hub em Bogotá (aeroporto Nuevo El Dorado) é um showwwww… Foto: novo 787 sob nova torre de controle.

  7. E a união dos Programas de Milhagens, ai simmm! Se cuida Latam

  8. ai vai mudar de logo e de nome ?

  9. A companhia que tem os valores de passagens mais altos do Brasil.

  10. Que se traduza em novas rotas no mercado doméstico! Vem pra Joinville-SC Avianca!

  11. Avianca sem dúvidas a melhor do Brasil

  12. Ainda prefiro a LATAM…… FIZ UM VOO DOMÉSTICO DE ARACAJU /GRU /SÃO PAULO E SINCERAMENTE SENTIR BASTANTE DIFERENÇA NO ATENDIMENTO, POIS O DA LATAM NESSA MESMA ROTA SEMPRE FORAM MAIS ATENCIOSOS. ..#ADOROLATAM

  13. Pingback: Avianca Holdings y Avianca Brasil podrían cerrar su fusión antes de fin de año | Aviacionline.com

  14. Quero voar na avianca #mecontrata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *