Avianca Brasil e Avianca Holdings avançam em acordo de fusão.


Apesar de terem o mesmo dono (o grupo Sinergy), voarem com sob o mesmo nome, com a mesma pintura, de aproveitar sinergias e operar em acordo, Avianca Brasil e Avianca Holdings são duas empresas completamente independentes. Findo um período longo de preparação, as duas empresas avançam agora rumo à fusão de suas operações, que deixará a empresa ainda mais competitiva.




O movimento só não aconteceu antes, pois a empresa brasileira operou no prejuízo até há alguns anos e, naquele momento, juntar operações significaria contaminar os resultados positivos do restante do grupo, que opera fortemente em toda a América Latina. Com a operação brasileira estabilizada e com lucro bem próximo do ponto de equilíbrio em 2016, os executivos sentiram que chegou o momento.

A estimativa é de concluir o processo de fusão ainda no ano de 2017, após aprovação dos dois conselhos de administração e de uma assembléia de acionistas em NY, já que a Avianca Holdings possui capital aberto.

Em 2016, a Avianca Brasil transportou cerca de 9,5 milhões de passageiros e projeta 11 milhões para 2017, com melhoras econômicas e lançamentos de novas rotas, inclusive duas internacionais, para Miami (em junho) e Santiago (em Julho). A frota é de 48 aeronaves, atualmente. Por sua vez, a Avianca Holdings teve 29,5 milhões de passageiros transportados (3x mais que a brasileira), com uma frota de 102 aeronaves (2x maior que a Avianca BR).

Juntas, as empresas terão condições de unir forças e centralizar operações, reduzindo com processos, resultando em maiores lucros e uma aceleração do cumprimento do plano de negócios, que prevê novas rotas e aeronaves para o grupo. Assim, pelas informações que José Efromovich, presidente do Conselho de Administração da Avianca Brasil, deu a jornalistas, as reuniões do grupo de trabalho avançaram e essas sinergias podem estar implantadas ainda durante esse ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Atlas Air alocará outro Boeing 777F para a YunExpress levar compras...

0
Aprofundando o relacionamento de sucesso entre a Atlas e a YunExpress, este segundo 777F entrará em serviço para e empresa chinesa em abril e