Avianca Brasil inova e comissários irão utilizar tablets para melhorar o atendimento.

A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, iniciou o piloto de um projeto de utilização de tablets pelos chefes de equipe (os comissários de bordo líderes) em seus voos. O equipamento facilitará o acesso dos tripulantes a informações sobre passageiros, serviço de bordo e parâmetros da viagem, entre outros dados, tornando a experiência dos clientes ainda mais personalizada e agradável.




Os tablets são equipados com um aplicativo desenvolvido em conjunto por três áreas empresa: Desenvolvimento de Aeroportos, Gerência de Comissários e TI. Por meio da ferramenta, o chefe de equipe consegue acessar em poucos cliques a lista completa de passageiros a bordo e identificar membros do programa de fidelidade Amigo, verificar serviços especiais solicitados pelos clientes e consultar mapa de assentos, além de realizar um checklist virtual dos procedimentos técnicos e operacionais do voo.

“A empresa está utilizando a tecnologia para otimizar o tempo dos tripulantes, agilizando a troca de informações com o time e aprimorando ainda mais a experiência de atendimento. Com acesso à internet, todos os dados relevantes são baixados no app”, explicou Marcius Moreno, diretor de Serviço ao Cliente da Avianca Brasil.

“Um dos nossos pilares é a inovação e, por isso, nossos investimentos são contínuos em novidades que agreguem qualidade ao produto e melhorem a experiência do viajante”, completou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.

O projeto piloto, que hoje abrange alguns voos, será expandido gradativamente para toda a operação da companhia aérea, que realiza 230 decolagens diárias. A previsão é de que até dezembro, todos os aviões da Avianca Brasil possuam a ferramenta tecnológica a bordo.

Pela Assessoria de Imprensa da Avianca Brasil. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

45 Comments:

  1. Excelente empresa! A melhor no Brasil não sendo brasileira

  2. A LATAM ja utiliza faz tempo.

  3. E ai Avianca Linhas Aereas, Minas Gerais vai ficar fora da malha mesmo ?

  4. Osvaldo, explicando pq eu amo essa companhia

  5. A matéria se refere à Avianca, não à Latam e/ou Gol! ✌️

    • Olha, Jair Machado, muitas aeronaves da GOL já contam com wifi a bordo, sim. Foi até amplamente divulgado em blogspot especializados em viagens e aviação.

    • A Avianca quer enganar que está “inovando” igual quando anunciou que foi a primeira a ter Wi-Fi? Kkkk A Gol já tem Wi-Fi em quase 30 aeronaves, e a Avianca?

    • Várias aeronaves da Gol tem Wi-Fi a bordo, se a Avianca é tão boa, pq ela não é a primeira do mercado considerando que ela tem quase 2 décadas!

    • João Rodolfo Bosak M. Oliveira, sim de fato várias aeronaves da GOL já estão implantando a tecnologia wifi assim como a avianca que foi a primeira a implantar no país. No entanto a utilização de tablets pela tripulação é limitada a poucas funcionalidades e se dá apenas em solo através de modem com conexão 3G, não em com comunicação entre as áreas durante o vôo é em tempo real, com muito mais recursos e funconalidades 😉

    • Danilo Elias, em momento algum foi dito “A avianca é muito boa, tão boa, ou super boa”….rsrs Mas respondendo a sua pergunta, a avianca brasil não tem duas décadas, na vdd ainda não completou nem 10 anos de operação, já que a marca avianca começou a operar em 2010 no Brasil 😉

  6. A latam já faz isso a tanto tempo…

  7. Melhor vc se informar melhor, sou cms da Latam e existe um aplicativo feito para isso, todos os chefes de bordo ganharam tablets há mais de um ano já, ele se conecta através de 3G quando a aeronave está em solo, daí atualiza mapa de assentos e outras coisas mais. Creio que vc não deva conhecer o pessoal que voa na Latam.

  8. A tripulação da Gol e Latam já usam Tablet à mais de um ano e a Avianca está inovando! Kkkkk

  9. Jair, a Gol utiliza Tablets para a tripulação desde Julho de 2016! A Latam também, mesmo sem Wi-Fi, conectado via 3G

  10. Nazareno Rafael Mendes da Silva falamos semana passada sobre isso.

  11. Desculpe Diego Vinhal e Johnny Galvão, acho que ou eu não me expressei bem o suficiente ou vcs não leram a matéria, a utilização do aparelho bem como do aplicativo na avianca se dá em tempo real com comunicação total entre as áreas, mesmo durante o vôo e não apenas com coisas básicas como mapa de assento quando está em solo. Sim conheço o pessoal que voa na Latan amigo, inclusive alguns colegas da mesma ajudaram dando sugestões para esse projeto justamente pq já tinham uma experiência parecida.

  12. Se as aeronaves não estiverem quebradas (poltrona soltando e caindo) já está valendo!!!!

  13. Nossa grande inovação… kkkk Na Latam isso ja existe a séculos!

  14. Avianca sempre surpreendendo

  15. “Por meio da ferramenta, o chefe de equipe consegue acessar em poucos cliques a lista completa de passageiros a bordo e identificar membros do programa de fidelidade Amigo, verificar serviços especiais solicitados pelos clientes e consultar mapa de assentos, além de realizar um checklist virtual dos procedimentos técnicos e operacionais do voo.”
    Nada diferente do que já acontece na Latam Jair.

  16. Hehehe….Diego, eu concordo plenamente que o release da imprensa não traz muitas informações das funcionalidades, na vdd a matéria fala desse básico ao qual vc citou que sim de fato é algo que já é utilizado em JJ e G3, justamente por isso eu falei que os colegas de ambas cias contribuíram com essa parte básica que a plataforma deveria ter.

    No entanto, ressaltei no comentário anterior e a matéria tb o diz, do fato de haver integração total entre as áreas em tempo real e durante o voo, coisas como solução de contingência antes mesmo do pouso, criação e solicitação de máximas assistências conforme situações específicas de bordo para assim melhorar o planejamento e preparação de atendimento do pessoal de terra, entre outras coisas. Desculpe, mas desconheço essas possibilidades nas congêneres, vc poderia dizer se tem? Nenhum dos colegas de ambas as cias disse possuir uma ferramenta assim, mas se de fato houverem também essas outras funcionalidades de comunicação, aí sim então reconheço que não haveria nd de inovador.

  17. Tem comunicação e integração em tempo real entre as áreas durante o vôo e não apenas quando a aeronave está em solo?
    Se tiverem, então de fato são as pioneiras, a Latan na vdd, q foi a primeira.

  18. Que eu saiba Jair, para fazer solicitações como máximas, e outras assistências antes do pouso não precisa de nenhum Wi-Fi com internet ligado diretamente com a base da empresa, esse tipo de coisa é feita via rádio pelo comandante um tempo antes do pouso, e quando já pousa todas as solicitações já estão devidamente encaminhadas, mas se a Avianca viu essa necessidade de criar uma outra forma de fazer isso acontecer, parabéns então, e bons voos.

  19. Então Diego, Aí é que está a questão , muitas vezes apenas a comunicação via fonia com o comandante minutos antes do pouso não é o suficiente para preparação do atendimento da demanda pelo pessoal de aeroporto, por problemas de staff, infra estrutura aeroportuária, etc. A plataforma sendo integrada ao sistema CM Amadeus permite que mesmo em vôo, quando um funcionário no check-in fizer qualquer observação pertinente ao voo na reserva de um pax a tripulação seja notificada.

    Por exemplo questões de segurança, a tripulação recebe essa informação em tempo real e pode tomar as medidas de precaução.

    O exemplo que vc disse é um procedimento corriqueiro que abrange apenas coisas simples como dizer quantos pax idosos tem pra acompanhamento ou quantos precisariam de cadeira de rodas por exemplo, isso já tem no sistema feito pelo check-in na origem, nem precisava do comandante pra falar na vdd, mas há demandas muito mais complexas que podem ocorrer a bordo e não dá pra resolver em minutos antes do pouso apenas quando a base souber via fonia, isso evita problemas no voo (atrasos, cancelamentos, etc) e tb em terra (reclamações, processos judiciais, autos de infração anac, etc).
    Abraço e bons vôos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *