Avianca Brasil solicita voos com o Airbus A320 para o Santos Dumont

A Avianca Brasil solicitou na última terça-feira (10/10), através de Hotran, uma alteração em um dos seus voos da Ponte Aérea (Congonhas – Santos Dumont). A alteração tange o equipamento utilizado na rota: anteriormente operada pelo Airbus A319, será operada pelo A320 que possui uma capacidade maior.




A mudança vem logo após o anúncio da Airbus em agosto sobre a certificação do pacote SHARP no Brasil pela ANAC. O SHARP é um pacote de combinações exclusivo de modificações em aerodinâmica, controle de voo, frenagem e software, cujo objetivo é aprimorar os recursos de decolagem e aterrissagem do modelo A320neo em aeroportos complexos.

Na época foi destacado que o pacote SHARP irá trazer uma nova eficiência às companhias aéreas brasileiras que operam no aeroporto Santos Dumont Airport (SDU) no Rio de Janeiro, como a Avianca Brasil e a Azul, permitindo que maximizem sua capacidade e rentabilidade. Até então o A320 tinha pousado no Santos Dumont na sua primeira visita ao Brasil em demonstração para a VASP e também pela própria Avianca Brasil, mas com restrição de passageiros e carga, que provou ser inviável para voos regulares.

A Avianca Brasil não confirmou se a aeronave a ser utilizada será o A320neo de fato, mas todos os indícios apontam para a nova versão do A320. Confira abaixo a tabela de horários dos voos, que serão operados apenas aos sábados com o A320 (para melhor visualização em dispositivos móveis como smartphones, girar o mesmo para posição horizontal)

Voo Origem Saída Destino Chegada
O6 6026 Congonhas 16h55 Santos Dumont 17h55
O6 6027 Santos Dumont 18h30 Congonhas 19h30

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.
  • nishan

    Qual a data do primeiro voo ?