Avião da FAB transporta dois órgãos para transplante em missão de apoio.

4° ETA - Carajá.

4° ETA – Carajá

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou um coração e um pâncreas para transplante na madrugada deste domingo (19/06). Os órgãos de um adulto foram captados em Florianópolis (SC) e transportados para Curitiba (PR). Um homem de 57 anos recebeu o coração durante a tarde. De acordo com o hospital, por volta das 17h o procedimento de transplante de pâncreas estava em andamento.

A tripulação do avião C-97 Brasília, operado pelo Esquadrão Carajá (4° ETA), sediado em São Paulo (SP), foi acionada às 2h55. A equipe partiu para a capital paranaense, onde quatro profissionais de saúde embarcaram. Foram 40 minutos de voo para chegar ao Hospital Regional de São José, na grande Florianópolis, para a cirurgia de retirada de órgãos.

A equipe retornou a Curitiba por volta das 12h40 e seguiu de helicóptero do aeroporto de Bacacheri até o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba.

“A tripulação, além de preparada, estava muito motivada para realizar esta missão porque todos entendemos a grandeza deste ato. Com o nosso trabalho, podemos estar ajudando a salvar uma ou duas vidas”, relata o piloto, Tenente Osvaldo Maslinkiewicz, que lembra do frio da madrugada. Em São Paulo fez 13° graus e em Florianópolis 10° graus.

Este é o terceiro transporte realizado pela FAB somente neste mês.

fab mil

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.

3 Comments:

  1. Depois que uma criança morreu por falta de avião, é o mínimo que se pode esperar da FAB.

  2. Parabéns a fab e a tripulação desse bandeirante envolvido nessa missão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *