Avião elétrico da Airbus realiza o primeiro vôo sobre o canal da mancha.

19052014_efan03GLOBO
O e-Fan avião elétrico desenvolvido pela Airbus realizou nesta sexta-feira (10) o primeiro vôo sobre o canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra.Segundo a Bloomberg o avião decolou por meios próprios nesta manhã da França com destino ao reino unido.

O e-Fan é um avião-escola e servirá de expoente tecnológico e teste para possibilitar, nos próximos anos, o desenvolvimento de aviões comerciais totalmente elétricos.A pequena aeronave tem dois lugares, 6,7 metros de comprimento, 9,5 metros de envergadura e foi construída em fibra de carbono.A aeronave é movida por dois motores, alimentados por baterias de lítio-íon polímeros de 250 volts.

Capaz de alcançar 220 km/h, o modelo não tem uma grande autonomia, o que o torna ideal para voos curtos, de 45 minutos a 1 hora. O e-Fan se adapta a missões como a formação de pilotos, rebocamento de aviões e acrobacias.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

Comente