Azul comemora mais um ano como apoiadora social da Associação Vaga Lume.

13344788_1067954616626747_6766619964121107341_n
No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta quinta-feira (08/09), a Azul Linhas Aéreas Brasileiras comemora o acesso de mais de 25 mil pessoas ao mundo da leitura em mais um ano de apoio social à Associação Vaga Lume, instituição apoiada pela companhia desde 2012, a qual leva bibliotecas e mediação de leitura para comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas da Amazônia Legal.

Durante os últimos cinco anos, a Azul levou mais de 270 mediadores de leitura e educadores para diversas comunidades em 23 cidades atendidas pelo Programa Expedição. Ao todo, foram 62 expedições, cinco eventos de formação de multiplicadores e mediadores de leitura e mais 35 capacitações promovidas pelos multiplicadores.

“A aviação fomenta o desenvolvimento local. Dessa maneira, buscamos apoiar projetos que – além de estarem alinhados nossos princípios e nossa cultura focada em servir pessoas – de alguma maneira também contribuam para o desenvolvimento da sociedade. A leitura, sem dúvida alguma, é fundamental para gerar uma nova realidade, por isso apostamos na transformação que o projeto da Vaga Lume causa”, explica Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

A ação mais recente em parceria com a associação aconteceu em Tefé (AM) na semana passada entre os dias 29/8 e 3/9, quando foi possível reunir mais de 60 pessoas, entre representantes das bibliotecas, educadores da Vaga Lume e voluntários. A programação incluiu atividades de capacitação, mediação de leitura e cuidados com as bibliotecas, além da visita à comunidade Bacuri no Rio Tefé. Ainda, uma equipe de Voluntários da Azul, liderados por Marcela Barbosa – agente de aeroporto e uma das beneficiadas pelo projeto quando criança – ajudou na arrecadação de alimentos, preparo das refeições, rodas de leituras para crianças e adolescentes e nas dinâmicas com as comunidades.

O apoio da Azul é feito por meio de passagens e oportunidade e trabalho voluntário para seus quase 1.000 voluntários do Programa de Voluntariado da Azul conforme conta Carolina Constantino, gerente de Comunicação, Cultura e Responsabilidade Social. “O ato de servir faz parte do dia a dia dos Tripulantes da companhia. Por isso, temos 10% do total de funcionários atuando como Voluntário Azul, sedentos por oportunidades de servir a quem precisa. Contamos com nossos parceiros para oferecer essa experiência, pois queremos que nossos voluntários participem dessa transformação,”

Azul Social

Criada oficialmente em 2013, a área de Responsabilidade Social nasceu com o objetivo de profissionalizar e viabilizar a atuação socialmente responsável da companhia. Seu trabalho é dividido em duas frentes: apoio a projetos sociais e programa de voluntariado. Em 2016, consolidou sua crença em oferecer passagens aéreas como única forma de apoio. Redefiniu sua política de atuação focando em projetos no Brasil, os quais necessitem de passagens aéreas para serem realizados, além de também oferecerem oportunidades para trabalho voluntário para seus Tripulantes. Tudo em linha com o conceito de servir encurtando distâncias, conectando pessoas e realizando sonhos. O Programa de Voluntariado Azul nasceu em 2014 com a incrível marca de 1.000 voluntários por todo país, que atuam localmente, em trabalhos com organizações parceiras e em qualquer ação promovida pela companhia, o que inclui também missões de assistência humanitária. Saiba mais sobre as instituições apoiadas e o Programa de Voluntariado.

Informações da Assessoria de Imprensa

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *