Azul implementa Estação Meteorológica em seu Centro de Controle Operacional

Em seu Centro de Controle Operacional, localizado em Barueri – SP, a Azul conta agora com uma Estação Meteorológica interna e totalmente operada por Tripulantes, destinada a extrair dados qualitativos sobre as condições climáticas de todo o Brasil para melhorar a eficiência operacional da companhia. Entre janeiro e maio, a atuação da Estação Meteorológica resultou na redução de 39% de voos alternados para outros aeroportos por má condição do tempo. Seguindo o exemplo de companhias internacionais, a Azul é a primeira aérea brasileira a implementar a inovação em suas operações.




O projeto teve início em novembro de 2016, quando a companhia identificou a oportunidade de melhoria no planejamento diário de suas operações, além da possibilidade de minimizar os impactos causados na rotina de seus Clientes. O projeto piloto teve início em janeiro deste ano e já trouxe resultados positivos para que a companhia continue investindo na Estação. “O desafio agora é expandir as previsões para as operações internacionais, nos Estados Unidos, Europa e América do Sul, além de incluir dados sobre probabilidade de raios e turbulência nas rotas”, comenta Carlos Pellegrino, diretor do Centro de Controle Operacional da Azul.

A área conta hoje com doze Tripulantes dedicados a interpretar dados de sofisticados softwares, 24 horas ao dia, 7 dias por semana. São utilizadas ferramentas diversas para que a qualidade do trabalho supere às expectativas e promova resultados significativos, principalmente no que tange à qualidade, regularidade e pontualidade dos voos. “Mesmo mantendo índices que superam os 95% de pontualidade nas operações, estamos sempre em busca de aliar tecnologia e inovação para oferecer um serviço de excelência para nossos Clientes”, afirma ainda Pellegrino.

“Nosso principal valor é a Segurança e temos por objetivo oferecer o melhor voo da vida do Cliente. Nossa malha aérea cobre todas as regiões do país e está sujeita às variações meteorológicas presentes no nosso clima. Com a Estação Meteorológica funcionando internamente, conseguimos nos antecipar e já prover soluções rápidas para que o Cliente tenha uma viagem tranquila e sem contratempos” finaliza.

Apresentação na IATA – A implementação da Estação Meteorológica rendeu à Azul um convite para apresentar o resultado do trabalho num Seminário sobre Meteorologia, promovido pela IATA (International Air Transport Association) em junho passado, bem como, será alvo de reunião de meteorologia da América do Sul, a ser realizada na própria sede da Azul, em data a ser confirmada.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Manaus será o local da primeira edição de 2024 da Semana Safety da...

0
Nesta edição, a programação está voltada para as especificidades das operações na Região Norte do país, a responsabilidade dos profissionais