Azul lança app pioneiro e exclusivo de comunicações e serviços para funcionários.

Em mais uma inovação, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou o Minha Azul, aplicativo voltado exclusivamente aos seus mais de dez mil Tripulantes (como são chamados todos os trabalhadores da companhia). A companhia é pioneira ao utilizar a tecnologia a favor da comunicação com seus colaboradores – o aplicativo traz as mais relevantes notícias da companhia e permite acesso rápido e fácil aos principais serviços utilizados pelos funcionários reunidos um único lugar: na palma da mão. Em menos de 20 dias do lançamento, mais de cinco mil pessoas já fizeram o download do Minha Azul.




Disponível nos sistemas iOS e Android, o app promete melhorar ainda mais a experiência de comunicação interna – especialmente em relação ao acesso em tempo real ao que acontece na Azul por todos os públicos, adequando-se às rotinas de cada um sem exigir uma estação de trabalho fixa, um dos principais desafios enfrentados até hoje. Com a solução, pilotos, comissários, técnicos de manutenção, agentes de aeroportos, e todos os que não ficam parados, saberão das novidades da Azul mais rapidamente, podendo, inclusive, curtir, comentar e até mesmo interagir, postando fotos de seus momentos preferidos na companhia.

“Em uma empresa onde cerca de 95% dos Tripulantes trabalham longe de computadores, seja nas aeronaves, nas pistas de aeroportos ou em atendimento direto aos Clientes, e com o uso cada vez maior do celular para acesso a inúmeras informações e serviços, nada mais justo que criarmos um aplicativo para que todos os trabalhadores da Azul possam estar ainda mais perto da empresa e atualizados sobre todos os acontecimentos nas mais de 100 bases da companhia”, comenta Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul.

Além disso, a ferramenta irá concentrar os principais serviços utilizados pelo Tripulante numa plataforma única, a qual estará sempre em constante crescimento, pois a ideia é que ela agregue outros aplicativos e sistemas de serviços utilizados no dia a dia do funcionário ao longo do tempo. “Informação, praticidade e convergência são os diferenciais dessa ferramenta, que marca uma nova fase da comunicação interna e da forma de relacionamento entre os Tripulantes”, comemora Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

Imagem: Google Play.

Na Home, estão concentradas as notícias mais relevantes sob a curadoria da equipe de Comunicação Interna, fotos e galerias. A aba de notícias (News) apresenta todas as novidades da Azul por ondem cronológica e o principal jornal interno o Semana Azul. O Tripulante receberá uma notificação no aplicativo quando uma novidade for postada.

Em Seções, as notícias estão divididas de acordo com os públicos da Azul – desta forma, os Tripulantes podem acompanhar as informações apenas de seu dia a dia. Ainda, é possível procurar notícias por assunto, classificadas por editorias. Já a opção Serviços reúne atalhos para os sistemas e serviços mais utilizados, como por exemplo, escalas de trabalho, vagas internas, horários, e outras funcionalidades como acesso a manuais, portal de RH, portal de TI, entre outros.

O Zoom promete ser a principal ferramenta do Minha Azul em termos de interatividade. A funcionalidade permite que os Tripulantes postem diretamente no app as fotografias de sua rotina de trabalho, de acontecimentos especiais em sua base de atuação e outras iniciativas que considerem importantes e interessantes. As fotos são abertas a comentários e curtidas.

“Aplicativos são cada vez mais comuns – quase que indispensáveis – no mundo de hoje. Fazemos muitas coisas por meio deles. Por que não utilizar essa tecnologia a serviço da comunicação organizacional? E justamente por termos tantos, por que não concentrar o máximo deles num único lugar? Mais do que moderno, é preciso ser útil”, completa Antonoaldo.​

O desenvolvimento do Minha Azul durou cerca de seis meses, em uma parceria das áreas de Marketing e Comunicação com TI. As comunicações da companhia feitas internamente continuarão sendo distribuídas também por email, método que já era utilizado antes do lançamento do app.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

3 Comments:

  1. Isso já existe desde 1 ano atrás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *