AZUL pode não receber os Airbus A350.

Foto de Jacques Panas

A vinda dos Airbus A350-900 XWB para a AZUL Linhas Aéreas pode estar mais distante. Informações de uma fonte interna da fabricante europeia* confirmaram que as aeronaves não serão entregues à empresa brasileira. O destino, no entanto, não foi informado.

Ao todo, foram cinco unidades do Airbus A350 XWB encomendadas pela AZUL junto à empresa de leasing Aercap, sendo que duas delas (que seriam entregues em 2018) serão repassadas à chinesa HNA.

Dadas as sinergias que possui em face às ligações societárias com TAP e Hainan Airlines (HNA), existe a oportunidade de remanejamento de frota entre essas empresas. Todavia, essa informação ainda não pode ser confirmada e certamente ficará mais clara nas próximas semanas, na medida em que os fatos se desenrolam.

Recentemente, alguns veículos divulgaram, de maneira equivocada, que o primeiro A350 da Azul teria ido ao hangar de pintura. No entanto, em foto feita no dia de ontem (abaixo, em frente à aeronave da Qatar), observa-se que a aeronave continua no pátio, sem pintura e sem que estejam mexendo nela. Um fato curioso é que as winglets estão no padrão de pintura da Azul, mas isso ocorre por que essas peças são pintadas antes do restante do avião.

Se confirmada a informação, os voos internacionais da empresa continuarão sendo realizados pelos Airbus A330, que são aeronaves também novas (média de 13 anos de idade) e dos quais a empresa possui 5 unidades voando e uma sendo preparada para reentrar na frota. O interior dos A330 foi todo remodelado e conta com um serviço de classe mundial.

* Nosso compromisso é com a transparência. Assim, informamos que nossa fonte é uma pessoa que trabalha na indústria aeronáutica e nos traz informações precisas sobre os bastidores da aviação. Sua informação mais recente foi a ida de alguns A330 ex-Avianca Brasil para a Iran Air, a qual noticiamos em primeira mão e a notícia se confirmou poucas semanas depois.

Buscaremos informações oficiais da empresa aérea e, tão logo as tenhamos, compartilharemos aqui no AEROIN.

A380 plant

Foto em 4-Fevereiro mostra A350 fora do hangar.