BH Airport inaugura novo terminal na próxima semana.

Novo-Terminal-2-BH-Airport-CNF

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de BH, inaugura no próximo dia 06 de dezembro um novo Terminal de Passageiros, que irá ampliar em mais de 60% a área atual do aeroporto e acrescentar 17 novas pontes de embarque à estrutura atual. A expansão do Aeroporto irá ampliar sua capacidade para 22 milhões de passageiros/ano. O AeroIn estará presenta na cerimônia de inauguração e você acompanha todos os detalhes aqui!

Com a entrada em operação das novas instalações, o Aeroporto Internacional de BH terá capacidade para atender a demanda de passageiros pelos próximos dez anos, colocando à disposição do Estado de Minas Gerais a infraestrutura necessária para seu desenvolvimento econômico e social.

“A entrada em operação do novo Terminal marca uma nova fase do Aeroporto Internacional de BH, que passa a oferecer o que há de mais moderno em serviços aeroportuários, disponibilizando uma infraestrutura capaz de receber novos voos e companhias aéreas, integrando cada vez mais o Estado de Minas ao Brasil e ao mundo. A este momento soma-se também um novo patamar de atendimento aos passageiros e usuários”, disse Paulo Rangel, diretor-presidente da BH Airport.

O novo Terminal é a principal obra de curto prazo da concessionária e está prevista no contrato de concessão. A concessionária BH Airport investiu R$ 870 milhões no complexo de obras, que inclui a implantação do novo Terminal de Passageiros, a reconfiguração do sistema viário de acesso ao aeroporto, a ampliação da área de pátio para aeronaves e novas vagas de estacionamento de veículos, além da revitalização do Terminal existente.

As novas instalações para passageiros foram construídas em 14 meses – um prazo considerado curto para o tamanho do empreendimento – e chegaram a empregar cerca de 1.500 colaboradores durante a obra. A entrada em operação do novo Terminal deverá gerar mais de 300 empregos, entre diretos e indiretos.

“A entrega do novo Terminal é uma demonstração de confiança dos acionistas da BH Airport (Grupo CCR, Aeroporto de Zurich e Infraero) no modelo de concessões como importante alternativa para viabilizar investimentos em infraestrutura, necessários para a retomada do crescimento econômico do País”, disse Rangel.

A entrada em operação do novo Terminal marca também o encerramento da Fase 1-B do contrato de concessão, cumprida integralmente pela concessionária, na qual estavam previstos os investimentos para adequação da infraestrutura oferecida aos passageiros. A partir de agora, a concessão entra na Fase 2, que segue até o final do contrato, em 2043. Desde agosto de 2014, a concessionária assumiu a responsabilidade pela ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto.

Veja abaixo o mapa do Novo Aeroporto Internacional de BH:

bh-airport-mapa-2016

 

O Aeroporto em números:
Com o novo Terminal, o Aeroporto Internacional de BH terá:
 Capacidade para 22 milhões de passageiros/ano
 132 mil m² de área, sendo 52 mil m² na nova área
 26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais
 17 canais de inspeção para passageiros (raio-X)
 9 esteiras para devolução de bagagens
 3 conjuntos de esteiras rolantes
 27 elevadores e 14 escadas rolantes
 4.625 vagas de estacionamento
 44 posições para aeronaves
 Nova área para embarque e desembarque internacional
 Novas opções de alimentação, lojas e serviços
Da Assessoria de Imprensa da BH Airport.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

9 Comments:

Comente