Boeing 737 MAX entra em serviço na próxima semana.

Foto por Brandon Ferris – Airways.

A companhia aérea Batik Air Malaysia (posteriormente Malindo Air), pertecente ao grupo Lion Air, será a primeira empresa no mundo a operar comercialmente o Boeing 737 MAX. Os voos começam na próxima semana, logo após a entrega.




A aeronave irá decolar do Boeing Field em Seattle no próximo dia 15, chegando a Kuala Lumpur, na Malásia, no dia 17. O primeiro voo será na Sexta, dia 19, para Cingapura como voo OD803.

Inicialmente o 737MAX 8 iria estrear pela Southwest Airlines, maior cliente do 737 no mundo. Mas a companhia low-cost americana decidiu esperar até outubro para colocar a aeronave em operação. Na sequência da Southwest, a Norwegian Airlines pretendia começar voos com o MAX em maio, mas acabou postergando o início dos voos para o fim de junho.

Em 2011 o grupo Lion Air comprou 201 737MAX e 29 737-900ER num valor total de $21,7 bilhões de dólares, a maior venda da Boeing de todos os tempos, tanto em valor quanto em quantidade de aeronaves. A Lion Air atualmente é o maior operador do 737-900ER e também será a primeira aérea a voar o 737 MAX 9.

Informações pelo AirlineGeeks e Airways.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.