Boeing 747 SuperTanker chega ao Chile para combater incêndio histórico.

O Boeing 747-400 Global Super Tanker chegou hoje (25/01) ao Chile para ajudar a combater os incêndios que atingem diversas áreas do país.

A aeronave partiu ontem a noite de Colorado Springs, no estado americano do Colorado, e fez uma escala em Houston para ser abastecida com um agente supressor de fogo que será misturado com água em seus tanques internos com capacidade para 72 mil litros.

A tripulação do Super Tanker descansou pela manhã, e agora está presters a decolar para sua primeira missão na América Latina. O canal chileno TeleTrece está trasmitindo ao vivo os preparativos e irá transmitir a decolagem do 747, acompanhe no link abaixo:


Quando o avião decolar, será possível acompanhar o voo pelo FlightRadar24 através deste link.

Os incêndios no Chile já destruiram 60 casas, além de vinícolas, que são uma importante fonte de renda para o país. As regiões de O’Higgins e Maule são as mais antigidas. Nos meses anteriores a região de Valparaíso também sofreu com grandes incêndios deixando várias pessoas desabrigadas.

Ajuda inesperada

A ida do 747 SuperTanker ao Chile só foi possível após a ajuda de uma fundação privada, a Foundación Viento Sur, do casal Ben Walton e Lucy Ana, que tem conexões com o grupo Walmart. A família de Ben foi a fundadora da rede de supermercados.

A doação da Foundación Viento Sur garantiu o voo de translado para o Chile e três dias de operações. O governo chileno não confirmou ainda se vai utilizar os serviços do 747.

O casal Ben e Lucy, da Foundación Viento Sur.

O Global SuperTanker é uma aeronave única, veja nossa matéria sobre as capacidades de combate ao incêndio deste 747, clicando aqui.

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.