Boeing 747 SuperTanker completa sua primeira missão.

Imagem: Facebook / Global Supertanker LLC.

Imagem: Facebook / Global SuperTanker LLC.

A mais nova ferramenta mundial de combate a incêndios de grandes proporções foi colocada à prova no final de novembro, e completou com sucesso sua missão de estreia. O Boeing 747 de matrícula N744ST, conhecido como Global SuperTanker – nome também da empresa que o opera – decolou de Colorado Springs, sua base nos Estados Unidos, na noite do dia 25 de novembro, após chamado para combate a intensos incêndios em Israel.

Na manhã do dia seguinte (26), apenas 12 horas após a decolagem, o Jumbo pousava no país do Oriente Médio para o início dos trabalhos. Os incêndios devastavam grandes áreas de Israel e atingiam inclusive áreas urbanas, causando a fuga de dezenas de milhares de pessoas. O SuperTanker precisou de poucos dias para o combate dos principais focos pelo país, pousando de volta em Colorado Springs na quarta-feira (30).

Conheça o SuperTanker

O Boeing 747-400 SuperTanker é a mais recente aeronave de nova geração (“Next Gen”) a integrar a frota mundial de combate aéreo a incêndios, classificando-se não apenas como a mais nova aeronave mas também como a de maior capacidade. Com seus 75,7 mil litros, tem quase o dobro da capacidade do próximo “tanker” aéreo.

Seus dois sistemas independentes de tanques são aprovados para a liberação de retardante de chamas, gel, espuma e água, ou a combinação de quaisquer dois desses agentes. O tempo de reabastecimento em solo leva aproximadamente 30 à 35 minutos.

O SuperTanker opera sem restrições de velocidade, altitude ou operacionais. Sua performance excepcional permite que decole com até 90 toneladas abaixo de seu peso máximo de decolagem e ainda assim possa pousar imediatamente, sem necessidade de alijamento de combustível ou retardante, caso a missão seja cancelada.

Com sua velocidade de cruzeiro de 965 km/h e seu alcance global, pode chegar a quase qualquer lugar no mundo em um intervalo de 20 horas, incluindo parada para reabastecimento quando necessário. Configurado no deck superior com 14 assentos de primeira classe e duas beliches para suporte à equipe e a tripulantes adicionais, o SuperTanker chega ao destino pronto para iniciar imediatamente as operações aéreas previamente coordenadas com a agência contratante.

A Global SuperTanker LLC disponibiliza em seu site uma seção com diversos vídeos sobre o Boeing 747-400, incluindo um passeio 3D pelo interior da aeronave. Acesse aqui e confira.

Imagem: Facebook / Global SuperTanker LLC.

Imagem: Facebook / Global SuperTanker LLC.

Imagem: Facebook / Global SuperTanker LLC.

Imagem: Facebook / Global SuperTanker LLC.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

18 Comments:

  1. E ainda dizem que perdeu o reinado nos céus…

  2. E qts litros de água ele armazena?

  3. Raquel até a pintura ficou legal hihi

  4. Aí chega um teórico da conspiração que acha que tem razão de tudo, pra dizer que o avião vai servir pra jogar rastros químicos, pra causar desastres naturais, pra deixar as pessoas burras, etc.

  5. Pingback: Boeing 747 SuperTanker chega ao Chile para combater incêndio histórico. - AEROIN

  6. Pingback: Bombeiros no Ar: Os 10 maiores aviões de combate a incêndio. - AEROIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *