BOEING estreia hoje, às 23h10, série de TV sobre a história da aviação.

Episode5_1920x1080
Inspirar e capturar a imaginação contando a incrível história da indústria aeroespacial. É isso o que a Boeing faz a partir de 1° de abril, com a exibição do documentário Projeto Aeroespacial, no Discovery. A série de cinco episódios aborda os últimos cem anos da aviação civil, militar e aeroespacial, desde o lendário bombardeiro B-17 até o Sistema de Lançamento Espacial, que levará o homem a Marte em um futuro não muito distante.

“O documentário Projeto Aeroespacial é uma iniciativa global da Boeing que relata a evolução da indústria aeroespacial. Somos guardiões de um grande legado, que fornece o fundamento para um futuro melhor”, explica Ana Paula Ferreira, diretora de comunicação da Boeing Brasil. “Esperamos que a série inspire a geração de futuros visionários”, complementa.

Produzida pela The Documentary Group, a série integra as comemorações do centenário da Boeing e celebra os feitos da companhia e de demais empresas e instituições da indústria aeronáutica.

A produção levou cerca de três anos e reúne cerca de 140 entrevistas realizadas com funcionários e ex-funcionários da Boeing e de empresas como McDonnell e Douglas (fabricantes de aviões que se uniram na década de 1960 e que foram posteriormente adquiridas pela Boeing), Hughes Space and Communication (desenvolvedora de tecnologias aeroespaciais que hoje integra o braço de Defesa, Espaço e Segurança da Boeing) e Rockwell North American (que em 1996 vendeu seus ativos aeroespaciais para a Boeing). Também participam da produção instituições como NASA, Força Aérea Norte-Americana e Universidade de Yale, que contribuíram com depoimentos.

Todo o conteúdo editorial de Projeto Aeroespacial foi definido pelo The Documentary Group contando com o auxílio da Boeing, que forneceu e indicou fontes para entrevistas e liberou conteúdos e filmagens exclusivas para compor a produção. Centenas de arquivos da empresa foram convertidos em vídeos em alta resolução para compor a série de documentários.

Projeto Aeroespacial ganhará traduções em 16 idiomas, incluindo português, e será veiculado em 23 países além dos Estados Unidos, onde a produção foi ao ar em fevereiro pelo Science Channel. No Brasil, os episódios irão ao ar entre 1° e 29 de abril, sempre às sextas-feiras a partir das 23h10 no Discovery. Reprises serão exibidas aos domingos, a partir das 10h30, e às quintas-feiras, a partir das 16h30. Todos os episódios também estão disponíveis no site http://www.theageofaerospace.com – conteúdo disponível somente em inglês.

Sinopse dos episódios

O Que Mais Somos Capazes de Fazer? O episódio de estreia revela como Bill Boeing, Donald Douglas, James McDonnell e seus contemporâneos deram início a uma indústria, que levou avanços gigantescos à comunicação, ao transporte e até à guerra.

Aviões Milagrosos detalha o papel que a indústria americana de aviões, incluindo o B-29 Superfortress, o North American P-51 Mustang e o Boeing B-17 Flying Fortress tiveram na vitória dos aliados contra a Alemanha e o Japão.

Encolhendo o Mundo explora três aviões que lançaram a era do jato: o bombardeiro B-47, o Boeing 707 e o Jumbo 747, primeiro jato jumbo do mundo, que reformulou o modelo de viagem aérea.. Estas três aeronaves foram criadas graças aos segredos descobertos em uma floresta alemã no final da Segunda Guerra Mundial.

Na Imensidão do Espaço conta a história do Projeto Apollo, que realizou o desembarque dos primeiros seres humanos na Lua, e primeira viagem da humanidade a bordo da Apollo 8. Aborda ainda o futuro da humanidade no espaço.

Dreamliner revela a tecnologia, recursos e riscos necessários para construir aeronaves comerciais no mundo moderno por meio da história da revolução mais recente no design de jatos, o 787 Dreamliner.