Primeiro Boeing KC-46A Tanker da U.S. Air Force realiza voo inaugural

KC-46A, a versão militar “tanker” do Boeing 767. Imagem: Divulgação / Boeing.

O primeiro Boeing KC-46A tanker que será entregue à Força Aérea dos Estados Unidos (U.S. Air Force – USAF) no próximo ano completou com sucesso seu voo inaugural de testes. A aeronave decolou do Paine Field e realizou um voo de aproximadamente 3 horas e meia.




Durante o voo, os pilotos de testes da Boeing levaram o tanker à uma altitude máxima de 39.000 pés e realizaram checks operacionais de motores, controles de voo e sistemas ambientais inclusos no perfil de voo aprovado pela Federal Aviation Adminstration (FAA). Antes dos próximos voos, a equipe do projeto conduzirá uma inspeção pós-voo e calibração de instrumentos.

Este novo tanker é a sétima unidade do programa a levantar voo. As seis aeronaves anteriores estão dedicadas exclusivamente aos testes de certificação e já acumularam 2.200 horas de voo com 1.600 “contatos” durante voos de reabastecimento com aeronave F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A-10, KC-10 e KC-46.

Cockpit do KC-46 da USAF – © Rockwell Collins

O KC-46 é derivado da aeronave comercial Boeing 767 e sua planta de produção fica na unidade de Everett. A fabricante possui atualmente contrato para os primeiros 34 tankers de um total de 179 previstos para serem adquiridos pela USAF.

O KC-46A é um tanker multimissão que pode transportar passageiros, feridos e cargas, e reabastecer todas as aeronaves militares de aliados e de coalizões que sejam compatíveis com procedimentos internacionais de reabastecimento em voo.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Boeing.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.