Boeing lança programa cargueiro para o 737-800

737-800-BCF

A Boeing lançou o programa de conversão para cargueiro dos 737-800 que foram construídos originalmente para transporte de passageiros. A empresa conta com 55 pedidos e intenções de conversão de 7 clientes.

O 737-800 é a nova adição da Boeing para o programa passageiro-para-cargueiro, o Boeing Converted Freighter – BCF, que já é oferecido no 767-300 e principalmente no 747-400. A incorporação do 737 no programa permite a Boeing oferecer um portófolio variado para as companhias cargueiras, com flexibilidade ecônomica e soluções de carga para mercados emergentes, tirando vantagem a grande quantidade de 737s que irão ser retirados de operação de passageiros nos próximos anos.

“Enquanto a recuperação do mercado global de carga tem sido devarga, nós vemos demanda para aviões cargueiros, com o 737-800BCF, que irá levar carga expressa em rotas domésticas” disse Stan Deal, vice-presidente sênior da divisão de serviços aeronáuticos comerciais da Boeing.

747 BCFPrograma BCF já é aplicado nos 747, que possuem uma diferença visual entre a versão cargueira nativa de fábrica e a convertida pelo programa BCF. 

As modificações incluídas para a transição do 737-800 de passageiro para carga inclui a instalação de uma grande porta de carga na parte da frente da aeronave, um sistema de manejamento de carga, e acomodações para até 4 pessoas fora a tripulação ativa.

Surpreendentemente, maioria dos clientes para esse programa são companhias aéreas cargueiras da China, que contam com metade dos pedidos e intenções de compra. A companhia YTO Airlines tem intenção para converter 10 aeronaves com opção para mais 10 adicionais. Enquanto o correio nacional China Post encomendou 10 conversões. A Boeing também recebeu 13 intenções da SF Airlines e da búlgara Cargo Air.

“Para os próximos 20 anos, a Boeing prevê que as companhias aéreas irão precisar de mais de 1,000 conversões para cargueiro de aeronaves do tamanho do 737, sendo o mercado doméstico chinês com quase um terço do mercado total.” disse Stan.

A GE Capital Aviation (GECAS) irá prover a primeira aeronave para conversão. De acordo com a Boeing, o 737-800BCF irá levar até 23.9 toneladas de cargas dispostas em 11 pallets e meio, resultando em 141 mil litros de espaço no deck principal e 43 mil no já existentes porões de carga.

Em nota, a Boeing disse que a conversão irá acontecer em unidades selecionadas da companhia, próximo aos centros de demanda, incluindo Xangai. A primeira aeronave do tipo é esperada pra ser entregue no último trimestre de 2017.

Por AirwaysNews, traduzido e adaptado por Carlos Martins.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

3 Comments:

Comente