Boeing promove exposição “design na aviação brasileira” que traz oficinas gratuitas voltadas a toda a família.

Durante o período da exposição design na aviação brasileira, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, vai fomentar o aprendizado sobre as questões de design que envolvem a engenharia e a criatividade no setor de aviação. Com inscrições gratuitas, as oficinas convidam crianças, pais e professores a inventar, refletir e experimentar soluções tecnológicas para o futuro.




As oficinas “Experimentando design” são uma realização do Educativo MCB em parceria com a Boeing, uma das apoiadoras da exposição, e ocorrerão dentro do Museu. Baseadas na metodologia multidisciplinar STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics, em inglês), as crianças aprenderão a criar brinquedos que divertem e ensinam, como modelos de aviões de papel que possam voar por vários metros, um helicóptero que possa voar transportando um poema e um foguete para realizar testes de lançamento.

“A ideia das oficinas é, através da experimentação, promover a compreensão dos processos envolvidos nas possibilidades de soluções para as questões da aviação trazidas pelo design”, explica Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

Já na calçada do Museu da Casa Brasileira, as atividades serão inspiradas na afirmação “Tudo voa”, do criador da exposição, o arquiteto e artista Guto Lacaz. As oficinas “Objetos Voadores Identificados – O.V.I.” serão conduzidas por educadores do MCB para o público passante, e serão confeccionados objetos voadores com diferentes técnicas e materiais. Essas atividades ocorrerão em paralelo às demais oficinas extra-muros do Museu, realizadas de forma a ativar o espaço público e criar um vínculo inicial com a instituição.

A exposição design na aviação brasileira mostrará o universo de criação do design nacional para artefatos concebidos para voar, realizada em parceria com o Instituto Embraer, com parceira institucional da Força Aérea Brasileira e patrocínio da Goodyear, Saab, United Technologies e Boeing.

 

Design na aviação brasileira

Abertura: dia 1º de junho, quinta-feira às 19h30 (entrada gratuita)

Visitação: até dia 20 de agosto

Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano

Telefone: (11) 3032-3727

www.mcb.org.br

 

Visitação

De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Oficinas “Experimentando design”

Aos sábados, das 14h30 às 16h30:

03, 10, 17, 24 de junho

01, 08, 15, 22, 29 de julho

05, 12, 19, 26 de agosto

Inscrições gratuitas (vagas limitadas) por e-mail agendamento@mcb.org.br ou telefone 11 3026-3913.

Indicação etária: a partir dos 6 anos

 

Oficinas na calçada “Objetos Voadores Identificados – O.V.I.”

Gratuita

Não é necessário realizar agendamento

Indicação: Livre

Programação: junto às oficinas da calçada do Educativo MCB

– terças-feiras 6 e 20 de junho, às 12h: “A casa estampada”

Orientados pela artista Mônica Schoenacker, os participantes estampam por serigrafia imagens do acervo MCB em panos de prato para levar para casa.

– quarta-feira 28 de junho, às 10h30: “Desenho sua casa”

Artistas-educadores do MCB desenham a casa dos participantes a partir de uma descrição ou fotografia. O desenho original é levado com o participante.

– quintas-feiras:

1º e 29 de junho, às 13h: “A casa bordada”

Artistas-educadores do MCB oferecem noções básicas de bordado em tecido a partir de imagens do acervo do MCB e de lembranças de objetos domésticos.

8 e 22 de junho, às 10h30: “Que objeto é esse?”

A oficina propõe o desenho de observação de objetos de uso cotidiano na casa brasileira.

– sexta-feira 30 de junho, às 10h30: “As palavras e as casas”

A partir de relatos afetivos relacionados ao morar, a equipe de artistas-educadores do MCB elabora transcrições poéticas com máquinas de escrever.

Pela Assessoria de Imprensa da Boeing Brasil. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e graduando de Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.